Caju estreia Turmalina com exibição gratuita no Cine Metrópolis
A cantora e compositora capixaba Caju, premiada como "Artista Revelação" e "Melhor Música de 2023" com Sinestesia (Acústico) no Prêmio da Música Capixaba, realizará no dia 24 de janeiro, no Cine Metrópolis, no campus da Ufes de Goiabeiras, em Vitória, a pré-exibição de seu primeiro EP visual, Turmalina. O evento gratuito, que ocorre em formato de sessão de cinema, oferecerá ao público uma experiência imersiva com a exibição completa do curta-metragem antes do lançamento oficial do projeto, marcado para o dia 4 de fevereiro, às 20h.
Com gravações realizadas no Estúdio de Música da Ufes, onde a artista cursa Bacharelado em Música, e produção musical assinada por Henrique Paoli, produtor musical, baterista e integrante do duo BoraBaez, Turmalina reflete um processo criativo que combina rock, sonoridades orgânicas e atmosferas sombrias. A narrativa visual, dirigida por Matheus Woshington, traz como cenários as ruas do Centro de Vitória e outros espaços urbanos emblemáticos. A faixa “Efêmero”, já lançada em 21 de janeiro, e uma nova versão de “Sinestesia” integram o projeto, junto a “Afago”, “Noite Vazia” e “Veneno”, apresentadas em shows anteriores da artista.
A proposta de criar um EP Visual surgiu a partir do desejo da artista de não só compartilhar suas composições, mas também imergir o espectador na essência da obra. Durante o processo de composição, Caju imaginou cenários e narrativas, o que motivou a criação do EP Visual, com o objetivo de conectar o público às histórias e às imagens que surgiram durante o processo criativo das músicas. A sonoridade do projeto foi moldada desde a pré-produção, com a música experimental como base conceitual, combinada a elementos rítmicos pulsantes e um contexto sombrio e introspectivo. O rock se tornou essencial para a evolução das músicas, que associado a um processo contínuo de construção e desconstrução dos elementos resultou em uma sonoridade orgânica e fluida.
Turmalina, que dá nome ao primeiro EP da artista, é uma pedra da cor preta, simbolicamente utilizada como um escudo contra forças negativas. Entretanto, para a poética desta obra, ela se transforma na representação do ambiente noturno e toda a existência que se revela em resposta a esse período, um brilho obscuro que guia e fundamenta todo o projeto.
“Efêmero”, a quarta faixa do EP e o clipe já estão disponíveis no YouTube. “Sinestesia” aparece com uma nova roupagem, diferente da versão lançada em 2023. As demais canções, “Afago”, “Noite Vazia” e “Veneno”, já apresentadas em shows da artista, foram as selecionadas para compor esse projeto que será lançado no dia 04/02, às 20h.
No dia 24/01 às 19h30, será realizada uma pré-exibição do EP Visual no Cine Metrópolis, localizado no campus da UFES, em Goiabeiras. O evento, que ocorrerá no formato de uma sessão de cinema, será aberto para a comunidade e contará com a exibição na íntegra do clipe antes de seu lançamento oficial. A entrada é gratuita e não há necessidade de retirar ingressos.
O projeto audiovisual foi realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital de Produção Musical da Secretaria da Cultura (Secult).
PRÉ-ESTREIA
Data: 24/01 (sexta-feira) – 19h30
Local: Cine Metrópolis - Avenida Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória – ES
LANÇAMENTO NAS PLATAFORMAS
04/02/2025 - 20h
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br