Brenda Nayra estreia em disco com Pés Firmes D’água nesta sexta-feira (29)
Brenda Nayra é a própria correnteza que não para: nesta sexta-feira (29), ela lança seu primeiro EP, “Pés Firmes D’água” em todas as plataformas. Ao mesmo tempo, está se formando em música pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), trabalhando com diversas preparações vocais e dando oficinas de teoria musical e canto.
Sobre o EP, ela explica: “São seis músicas, seis transbordares diferentes que se conectam em um trabalho fruto de reflexão, sonho, olhar e ouvido que buscam uma atenção para si mas vivem cheios de afetações”. Escute pelo Link https://offstep.link/191007057140
As faixas têm produção musical de Daniel Silva, cinco composições de Brenda Nayra e uma de Eloá Puri. As canções trazem a água como fio condutor e símbolo de fluidez e movimento: Água, Chão de Pedra (composta por Eloá Puri), Ao Sol, Inacabada, Mansa e Nascente aparecem nesta ordem no título. Curiosamente, Brenda escolheu começar da água e terminar na nascente.
“Eu ouvi minhas músicas favoritas entre as minhas composições e percebi que muitas tinham um fiozinho ali que as conectava e que estavam fazendo sentido juntas, e isso acabou me inspirando a compor outras”, conta a artista.
A canção “Água” foi a primeira composta por Brenda, em 2016, após a morte de sua mãe. Já as canções ''Mansa'' e ''Ao Sol'' foram compostas durante o período de produção, ''Ao Sol'' foi escrita um dia antes de ser gravada!
“Para mim essas canções são como se fossem vários momentos de reflexões e várias partes minhas ali, mas que ainda sou eu o tempo todo. Selecionei as músicas pelo tanto que elas me movem e fazem sentido e principalmente pela força que consigo expressar por meio delas”, derrama-se a cantora.
O EP “Pés firmes D’água” foi contemplado pelo Edital 013/2022 – Produção Musical, viabilizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).
Oficina
O projeto também inclui a oficina ’Vozear a Expressão’, em que Brenda levará uma vivência que explora a voz de maneira fluida e afetuosa. Por meio de exercícios de técnica vocal aliados a exercícios corporais, teatrais e musicais, será incentivada a busca por espaços de soltura vocal e expressividade através do canto.
“Um dos principais objetivos da oficina é também a formação de público ciente de que a voz é um instrumento musical orgânico, com papel de mesma relevância musical que outros instrumentos”.
Na oficina, serão abordados de maneira prática elementos da técnica vocal como respiração, ressonância, fonação, timbre, expressividade e corporeidade da voz. Inscrições abertas de 04/12 a 10/12 com vagas limitadas. Podem se inscrever pessoas a partir de 16 anos para participar da oficina no dia 14/12 no Espaço Casa Flor no Centro de Vitória. O link do formulário será disponibilizado no perfil do instagram de Brenda (https://www.instagram.com/brendanayra_/).
Sobre Brenda
Brenda Nayra é formada em teatro pela Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi) e licenciada (apresenta o TCC agora!) em música pela Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). Começou na arte pelo teatro e os musicais a levaram à música. “Acabei sendo tomada pela música, sempre fui apaixonada por vozes”, lembra Brenda Nayra.
Ela começou a formação na oficina de música do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e na Orquestra Pop Jazz, em que atuou como líder vocal e agora atua como cantora convidada. Seu trabalho de composição teve início em 2016, a partir da morte da mãe.
Brenda dá aulas de canto desde 2020 e trabalhou como preparadora vocal e professora de canto de nomes como Lore Dalvi, Jardel Miguel, César Baldan, Suindara, Êmana, Ada Koffi, Eloá Puri e Daniel Silva.
Ficha técnica:
EP Pés Firmes D'água
Composição, interpretação e coro: Brenda Nayra
Produção Musical: Daniel Silva
Percussões: Léo de Paula e Edu Szanjbrum
Bateria: Edu Szanjbrum
Violão e Guitarra: Daniel Silva
Baixo: Hugo Maciel
Metais: Oziel Neto e Gessé Paixão
Backing Vocal: Bruna Perê
Captação: Daniel Silva, Ricardo Ton e Igor Comério
Mixagem: Jackson Pinheiro
Masterização: Igor Comério
Produção Executiva: Dani Nogueira
Fotografia: Mariana Garcia
Direção Criativa: Um Corpo Só
Design: Camila Ho
Cinegrafia: Bella Nogueira e Eloá Puri
Edição de vídeos: Bella Nogueira (Nogueira Produções)
Assessoria de Imprensa: Aline Dias
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br