19/12/2019 13h45

BPES entrega diploma de curso de Alfabetização Digital para pessoas em situação de rua

Ação capacitou sete pessoas atendidas pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social Para População em Situação de Rua

A Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) concluiu mais um curso de Alfabetização Digital na última terça (17). Desta vez, sete assistidos pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social Para População em Situação de Rua, o Centro Pop, participaram das aulas. Os alunos aprenderam noções básicas de informática, como enviar e-mails, editar textos, navegar pela internet e ingressar nas redes sociais.

O curso é mais uma ação do Coletivo Iepê da BPES e tem por objetivo estimular a busca de novos conhecimentos, promover a autonomia e melhorar a empregabilidade dos participantes. De acordo com Aline Moreira, bibliotecária e membro do Coletivo Iepê da Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo-BPES, “o curso de alfabetização digital para essa turma tem como objetivo garantir aos participantes segurança e autonomia, além de transmitir novos conhecimentos”.

Aline ressalta que essa é a primeira turma com pessoas em situação de rua. “Para nós tem sido um desafio muito promissor e maravilhoso, porque são os que mais precisam. Este é o nosso papel: levar informação e conhecimento para quem precisa”, pontuou.

Segundo a psicóloga do Centro Pop Rosilene Pereira dos Reis da Silva, essa parceria com a biblioteca foi motivadora tanto para os participantes quanto para a equipe do Centro Pop. “O curso foi um estímulo ao protagonismo e autonomia desses cidadãos, rumo à superação da situação de rua”, disse. Segundo ela, a parceria também ajudou a reforçar o trabalho no dia a dia do Centro Pop.

Para a diretora da Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo, Ana Maria da Silva, o curso de Alfabetização Digital oferecido pela BPES é uma ação alinhada às demandas sociais. “As bibliotecas públicas são recursos vitais para o desenvolvimento das comunidades”, defende.

Ana Maria da Silva acrescenta que o curso de Alfabetização Digital oferecido pela BPES é uma iniciativa “inspirada na experiência exitosa e premiada internacionalmente da Biblioteca Municipal de Domingos Martins.

Os interessados em participar das próximas turmas devem procurar a BPES (Av. João Batista Parra, 165, Enseada do Suá, Vitória, ES).

Horário de atendimento: das 8h às 19h

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac