13/03/2018 10h12 - Atualizado em 13/03/2018 10h13

Bordados, desenhos e miniaturas em cartaz na Exposição "Casa 34", de Rick Rodrigues

Desenhos bordados, objetos, miniaturas e brinquedos se mesclam e criam um ambiente onírico propenso às narrativas. Assim será a exposição "Casa 34 🏡🏡 " do artista plástico Rick Rodrigues. A exposição abre as portas no dia 15 de março, às 19 horas, na na Sala 2 da GAEU – Galeria de Arte Espaço Universitário (UFES), em Vitória/ES. 

  Rick apresentará seus desenhos bordados sobre lenços de algodão de padrões florais ou lisos e outros suportes, como fitas voil; fotografias; brinquedos e miniaturas de sua coleção pessoal ou garimpados a partir da imersão nas memórias da casinha de número 34, do Centro de João Neiva/ES – antiga residência de seus avós paternos, demolida em 2016. No mesmo ano, o artista iniciou diversas séries de bordados para resgatar as memórias pessoais e familiares dessa arquitetura. 

De acordo com o poeta e filósofo francês, Gaston Bachelard, em A Poética do Espaço (1957): “[...] a casa é nosso canto no mundo. Ela é, como se diz frequentemente, nosso primeiro universo. É um verdadeiro cosmos. Um cosmos em toda a acepção do termo. Até a mais modesta habitação, vista intimamente, é bela. Os escritores de “aposentos simples” evocam com frequência esse elemento da poética do espaço.”

Casa. Iconografia recorrente na obra do artista. Desde os seus desenhos monocrômicos azuis ou vermelhos construídos com grafites coloridos para lapiseira 0.5 mm, Rick compõe universos harmônicos capazes de evidenciar as questões afetivas, a casa da família, a casa misteriosa do tio (avós), casa abrigo, casa fantástica, casa memória, casa corpo. 

Serviço: 

Abertura: 15 de março de 2018 | às 19h 

Visitação: 16 de março a 11 de maio de 2018 (segunda à sexta-feira)

Horário: 7h às 19h

- Serviço Educativo é oferecido a estudantes das redes públicas e privadas, ONGs, associações e grupos diversos. De segunda a sexta-feira, das 08 às 18 horas. Para agendar visita, envie e-mail para educativogaleria.supecc@ufes.br ou ligue telefone (27) 3335-7853.

Galeria de Arte Espaço Universitário – UFES 

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória/ES – CEP 29075-910.

.

Sobre o artista: Possui bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo, atualmente estuda mestrado em História, Teoria e Crítica da Arte (PPGA – UFES). 

Integra o grupo Almofadinhas, também formado por Fábio Carvalho (RJ) e Rodrigo Mogiz (BH) que se dedicam a atividades no território do sensível e do delicado, tendo o bordado como um dos meios de produção de suas obras. 

Rick vive e trabalha em João Neiva/ES, é representado pela Galeria OÁ – Arte Contemporânea (Vitória/ES). 

Site/Portfólio: www.rickrodrigues.com

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard