26/01/2023 14h51

‘Bom Sujeito’ retorna aos palcos com fusão de samba e flamenco

O espetáculo de dança terá apresentações com entrada gratuita em cinco municípios do Estado.

Sete anos depois de estrear em Vitória, o espetáculo “Bom Sujeito” retorna aos palcos em um projeto de circulação por municípios do Espírito Santo. Primeiro solo da bailarina Ivna Messina, dirigido por Fernando Marques, “Bom Sujeito” levará sua mistura de samba, flamenco e carnaval para os municípios de Guaçuí, Itapemirim, Serra, Domingos Martins e Vitória no início de fevereiro (dias 02, 04, 05, 11 e 12). Como parte do projeto, que foi contemplado pelo edital Setorial de Dança da Secult/ES, a bailarina também ministrará duas oficinas nas cidades de Vitória e Domingos Martins. Todas as atividades são gratuitas.

“Eu estou muito feliz de voltar com esse trabalho, que é um referencial para mim por ter sido meu primeiro solo, e acho que ele ainda tem muito a ser apresentado. Volto com ele, sete anos depois da estreia, como uma bailarina e intérprete mais madura, com repertório ampliado. Acho que quem já assistiu vai ver uma outra energia cênica. Também estou achando muito legal apresentar perto do Carnaval, é algo que eu sempre quis e é a primeira vez que isso vai acontecer, já para ir entrando no clima”, aponta Ivna Messina.

Além das apresentações, o projeto de circulação do espetáculo prevê duas oficinas: Iniciação ao Flamenco, que será ministrada em Domingos Martins, no dia 13 de fevereiro, e Dramaturgia da Dança, nos dias 17, 18, 19, 24, 25, 26 e 31 de março, em Vitória. As inscrições poderão ser feitas gratuitamente por meio de formulário na internet a partir de fevereiro (mais informações nas redes sociais do “Isso não é flamenco”).

Mais informações: https://www.instagram.com/issonaoeflamenco/


“Nessa circulação, a gente vai ter oficina de Iniciação ao Flamenco, em Domingos Martins, e a oficina de Dramaturgia da Dança, em Vitória, a partir da metodologia de criação de ‘Bom Sujeito’. Esta última é uma oficina que eu já tive oportunidade de ministrar no Distrito Federal e em Sergipe por meio do projeto Sesc Dramaturgias, e agora, pela primeira vez, vou ministrá-la aqui em Vitória”, explica a bailarina.

“Bom Sujeito”, que estreou em 2016, é uma realização do projeto “Isso não é flamenco” (iniciado pela bailarina em 2012 com o intuito de dialogar com outros artistas e linguagens). Nesse espetáculo, que Ivna Messina tem trilha sonora original dirigida por Letícia Malvares e Roberto Monteiro, a bailarina pretende aproximar o flamenco do samba e do carnaval, manifestações artístico-culturais que são cartões-postais sonoros e corporais de seus respectivos países: Espanha e Brasil. “Pretendemos buscar os pontos em comum, corporais, sonoros, de intenção, literários, musicais, conceituais e afetivos, confundindo seus limites”, destaca.

Ivna Messina dedica-se ao flamenco há 22 anos e é intérprete-criadora do Grupo Z. Além de “Bom Sujeito”, é intérprete-criadora dos espetáculos solo “Pedra”, com coreografia e direção de Carla van den Bergen, e “Sirena”, com direção de Alexsandra Bertoli, que estreou no ano passado.

 

SERVIÇO – DANÇA

Temporada de Circulação de “Bom Sujeito”

02/02 (quinta-feira), 19h

Vitória – Palácio Sônia Cabral

 

04/02 (sábado), 19h

Guaçuí – Teatro Fernando Torres

 

05/02 (domingo), 19h

Itapemirim - Quintal Dona Música

 

11/02 (sábado), 19h

Serra – Centro Cultural Eliziário Rangel

 

12/02 (domingo), 19h

Domingos Martins – Cena Escola De Dança

 

 

OFICINAS

 

Oficina de Iniciação ao Flamenco

13/02
Domingos Martins – na Cena Escola De Dança

Nesta oficina de 1h30 de duração, os participantes terão um primeiro contato com a linguagem do flamenco, experimentando as posturas, movimentos de braços e mãos, palmas e sapateado dentro da lógica rítmica do flamenco. Ao final, será montada uma célula coreográfica coletivamente.

Público-alvo: Pessoas interessadas em conhecer a dança flamenca. Não é necessária experiência prévia.

Indicações: Ir com roupas confortáveis para a prática corporal.        

 


Oficina de Dramaturgia da Dança “Isso não é o que parece”
17, 18, 19, 24, 25, 26 e 31/03
Vitória – na Sala Baila!

Baseado nos processos de criação do espetáculo de dança “Bom Sujeito”, que

aproxima o universo do flamenco ao universo do samba e do carnaval, e do projeto Isso não é Flamenco, que propõe a aproximação do Flamenco a outras linguagens artísticas, a oficina propõe a articulação de diferentes danças e práticas corporais, seus elementos e especificidades como possíveis disparadores para a criação de uma dramaturgia em dança. Partindo dos conhecimentos e corporalidades dos participantes, a oficina pretende aproximar os universos das diferentes práticas corporais apresentadas pelo grupo, assim como seus elementos e características, para propor a contaminação, fricção e associação, buscando uma dramaturgia em dança surgida pela transculturação.

Público-alvo: Artistas, estudantes de arte e demais pessoas interessadas em processos criativos em dança.


Indicações: Disponibilidade de participar integralmente dos encontros.

Mais informações: https://www.instagram.com/issonaoeflamenco/

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac/Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard