Bibliotecas capixabas são selecionadas em prêmio nacional
Quatro instituições no Estado ganharam reconhecimento nacional no começo deste ano de 2018. As bibliotecas públicas dos municípios de Jerônimo Monteiro, Viana, Vitória e Linhares estão entre as selecionadas da 2.ª Onda- Programa Conecta Biblioteca, programa da ONG Recode, que possui apoio da Fundação Bill e Melinda Gates e da Caravan Studios. A iniciativa tem como objetivo estimular o papel destas instituições por sua importância na transformação social ou por meio do acesso à informação como um espaço de convivência e inclusão cultural na comunidade.
O Conecta Biblioteca reunirá cerca de 200 participantes durante os dias 16 a 18 de maio no Rio de Janeiro. Com a seleção, os quatro municípios apresentarão a história de seus projetos, compartilhando as suas ações anuais, além da troca de experiências. A reunião dará início à formação dos profissionais em Pesquisa da Comunidade, etapa inicial para identificação das demandas da população para o equipamento cultural.
Jerônimo Monteiro
Ao longo do ano, a Biblioteca Municipal Maria Geaquinto, do município de Jerônimo Monteiro, produz uma série de atividades de leitura por meio de dinâmicas grupais e individuais que são realizadas mensalmente, orientadas por agentes culturais. Entre elas, o projeto “Um Livro Puxa o Outro”, que os alunos da rede municipal visitam a biblioteca e escolhem um título dentre os livros disponíveis e que serão lidos por eles. Outras ações praticadas durante o ano destacam-se: A “Exposição 20 anos da Batalha de Hogwarts” (onde livros da série Harry Potter são utilizados como ferramenta de prática pedagógica,) e o projeto “A leitura vai à praça”, que os agentes visitam os bairros da Santa Clara e Boa Esperança.
Viana
O projeto “Leitura e Arte”, da Biblioteca Municipal de Viana Júlia Colnago Miranda, tem como foco estimular a leitura, aproveitando, também, o espaço da biblioteca para promover outras atividades, como o artesanato. Além do programa, a biblioteca municipal promove o 'Encontro com o Escritor', uma forma de aproximar o autor de livros com o público durante um bate-papo entre os frequentadores do local. A bibliotecária Rita Rocha destaca a função social da instituição perante a comunidade. “A seleção legitimou o incentivo à literatura promovida na biblioteca municipal, promovendo, assim, cultura no município. É um instrumento importante”, destaca.
Vitória
A Biblioteca Municipal de Vitória Adelpho Poli Monjardim realiza, desde 1994, o “Projeto Viagem pela Literatura”, que tem como objetivo incentivar a prática da leitura, por meio de atividades desenvolvidas por atores, escritores, músicos contadores e contação de histórias. Destacam-se projetos como o Encontro com Escritores, Círculos de Leitura, Viver o Livro ao Vivo e em Cores (peças teatrais baseadas/adaptadas em livros), Leitura no Parque/Praça, Sarau Poético, Oficina de Poesia, Curso de Contação de Histórias, Oficinas de Arte e Caixas estantes (minibibliotecas) que circulam nas comunidades. Estas atividades acontecem na Biblioteca Municipal e em parques, praças, centros comunitários, quadras de esporte, Cajuns, Cras, entre outros espaços.
Promoção da cidadania
Para a diretora da Biblioteca Pública do Espírito Santo – BPES -, Rita de Cássia Maia, o reconhecimento do prêmio indica a potencialidade destas instituições como instrumento de transformação social. “Essa rica experiência evidencia a enorme necessidade e importância de se valorizar as bibliotecas públicas, modernizando-as e adequando-as às exigências da nova sociedade do conhecimento, que não pode mais prescindir das tecnologias da informação e de qualificação a serviço da promoção da cidadania”, destaca.
Saiba mais sobre o Programa Conecta Biblioteca nos links:
http://snbp.culturadigital.br/blog/2018/03/19/resultadoconectabiblioteca2018/
http://www.recode.org.br/conectabiblioteca
Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Twiter: @secult_ES
Texto: Danilo Ferraz