Biblioteca Estadual recebe palestra sobre pré-históricos sambaquis
Você já ouviu falar dos sambaquis? Os sítios arqueológicos pré-históricos localizados no litoral brasileiro são o tema da palestra “A Arqueologia e sua atuação em nossa formação histórica”, com o pesquisador Henrique Valadares, que a Editora Cândida promove nesta terça-feira (24), às 19 horas, na Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES).
Doutor em arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Valadares investiga os grupos encontrados na costa capixaba em tempos pré-coloniais, conhecidos como sambaquieiros. “A pesquisa procura entender as diversas fases da ocupação do solo e o mais bem-sucedido modo cultural do nosso território, pelo menos o conhecido, com mais de 5.000 anos de duração”, explica o pesquisador.
Os sambaquis são formações constituídas, principalmente, de conchas de moluscos, formadas ao longo de milhares de anos pelas populações que habitavam regiões litorâneas. Essas conchas eram descartadas após o consumo dos moluscos, com a intenção de formar grandes montes.
Nos últimos dez anos, o estudo no Espírito Santo sobre os sambaquis foi aprofundado com a coleta de datações e análises com técnicas modernas. “A prática de acumular e produzir esses montes de conchas está na ideia de modificar a paisagem e com sua própria identidade cultural”, acrescenta o historiador.
Para o coordenador editorial da Editora Cândida, Alfredo Andrade, o encontro joga luz sobre um interessante tema da cultura capixaba. “Por se tratar de um assunto pouco conhecido, é fundamental que haja uma divulgação mais ampla, despertando a consciência histórica e aproximando as pessoas para um sentimento de maior ligação com o seu passado”, afirma.
Serviço:
“A Arqueologia e sua atuação em nossa formação histórica”
Palestra com Henrique Valadares, historiador e doutor em Arqueologia
Data: 24/09 (terça-feira)
Horário: 19 horas
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo, Av. João Batista Parra, 165, Vitória.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br