08/02/2019 11h43 - Atualizado em 08/02/2019 11h47

Bate-papo sobre sustentabilidade na Biblioteca Estadual

A interação cultural entre o Brasil e a Colômbia será discutida, nesta sexta-feira (08), às 14h, na Biblioteca Pública do Espírito Santo, a partir da experiência de Diana Lizarazo, voluntária da fundação “Gira Mundo”, na Serra. O evento terá uma conversa com crianças e adolescentes sobre o desenvolvimento sustentável do planeta, propondo atividades recreativas que conversem com a realidade dos jovens latinos e com as urgências do meio ambiente. O evento é gratuito.

 Diana, que é colombiana e está no Brasil há dois meses, trabalha com os objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU) em organizações não-governamentais (ONGs) da Grande Vitória, dando foco à igualdade de gênero, ao cuidado do meio ambiente e à promoção de justiça e paz entre os capixabas. 

No programa “Gira Mundo”, esses debates acontecem por meio de ações culturais, como dança, pintura, música e oficinas literárias.“Queremos gerar impacto nas crianças. Nossas atividades envolvem jeitos lúdico-recreativos de levar à reflexão, portanto podem ir doartesanato ao esporte, por exemplo”, diz a voluntária. 

“Para a comunidade do entorno da Biblioteca, na sexta-feira, estamos preparando um momento de descontração, mas que envolve histórias de desigualdades, presentes tanto aqui quanto na Colômbia”, explica Diana.

 A fundação convida intercambistas do mundo inteiro para apoiar a causa. Durante seis semanas, o voluntário elabora e organiza workshopssobre diversidade cultural, empreendedorismo, sustentabilidade e cidadania. Diana afirma que é um processo de grande responsabilidade. 

“Pensando no desenvolvimento social, procuramos entender os problemas diários da criança, como seu histórico familiar, para verificar o contexto de onde ela veio”, relata. Entretanto, para além das dificuldades, somam-se as recompensas de um trabalho sensível e socialmente mais plural. “É uma troca, pois ao mesmo tempo em que elas aprendem comigo, aprendo e aprendi muito com cada uma”, afirma.

 O que é a Agenda 2030

 Com o lema “Não deixar ninguém para trás”, a Agenda corresponde a um plano de ação proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é composto de 17 objetivos e 169 metas para erradicar a pobreza e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade até 2030. Além da participação do governo, o plano também prevê a participação de ONGs, empresas privadas e os cidadãos em geral. Se as metas forem cumpridas, estima-se que as gerações futuras estarão poupadas de problemas ambientais e sociais, com qualidade de vida adequada.

Serviço:

 Bate-papo com a colombiana e voluntária social Diana Lizarazo

Data: 08 de fevereiro de 2019 (sexta-feira)

Horário: 14h

Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo. Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória-ES.
Telefone: (27) 3137-9351
Entrada franca.


Texto: Maria Fernanda Conti

Estagiária de Comunicação da Biblioteca Pública do Espírito Santo



Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Instagram: @secult.es

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard