22/04/2026 11h20

Barra do Jucu sedia II Encontro de chorinho neste sábado

A Praça Pedro Valadares, na Barra do Jucu, em Vila Velha, se torna ponto de encontro para os amantes do Chorinho neste sábado (25). É que ali acontecerá o II Encontro de Chorinho da Barra do Jucu, reunindo grupos musicais da Grande Vitória, além de professores e alunos de música.

Estão confirmadas as participações dos Grupo Chorinho da Vila, H2O, Raimundo Machado & Cia e Carne de Gato. O evento tem início às 18 horas, com a apresentação do Coral Vozes da Região V e alunos das Oficinas de Cavaquinho e Flauta do Museu Vivo da Barra do Jucu.

Realizado pelo Museu Vivo da Barra do Jucu, o Encontro comemora o dia Nacional do Choro e marca o encerramento do projeto Protagonismo Cultural, que promoveu por seis meses o ensino musical nos instrumentos flauta e cavaquinho. Além de estimular o núcleo produtivo com oficinas criativas de macramê.

O projeto foi realizado com recursos da Secretaria da Cultura (Secult), oriundos de emenda parlamentar, além do apoio da Prefeitura de Vila Velha.

O incentivo ao ensino e à promoção do Chorinho na Barra do Jucu é uma homenagem ao legado deixado pelo músico Francisco Firma, o Seu Chiquinho, falecido em 2010. “É um esforço da comunidade para promover este estilo musical genuinamente brasileiro e que marcou muito a Barra do Jucu, com Seu Chiquinho, nas manhãs de domingo e nos carnavais”, afirmou o coordenador do Museu Vivo, Ricardo Vereza.

Dia Nacional do Choro
Os encontros de chorinho na Barra do Jucu também celebram o Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril, data de nascimento de Pixinguinha, um dos maiores nomes da música brasileira. Em 2024, o gênero foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Chora Barra
O movimento de fortalecimento do chorinho na comunidade começou em 2023, com o projeto “Chora Barra”, que promove formação musical e apresentações. A iniciativa também resgata a memória de Seu Chiquinho, importante músico local que marcou a história do gênero no Espírito Santo com seu estilo próprio, a “Emboladinha”.

Museu Vivo
Criado em 2015, o Museu Vivo da Barra do Jucu atua na preservação das tradições culturais da região. Com o “Chora Barra”, a proposta é valorizar o chorinho, incentivar novos talentos e manter viva a herança musical deixada por Seu Chiquinho na comunidade.

Serviço:

II ENCONTRO DE CHORINHO DA BARRA DO JUCU

Data: Sábado (25)

Horário: 18h

Local: Praça Pedro Valadares - Barra do Jucu

Aberto ao público

 

PROGRAMAÇÃO

18h – Abertura com o coral Vozes da Região V e alunos das oficinas de Cavaquinho e Flauta

19h -  Grupo Chorinho da Vila, com Jorge Gabriel e Cezar Almeida

20 h -  Gr Grupo H2O

21h -  Grupo Raimundo Machado & Cia

22h - Grupo Carne de Gato

 

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
WhatsApp: (27) 99753-7583
E-mails: secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard