11/04/2025 11h23

Barra de São Francisco recebe oficina de interpretação para cinema

Participantes da Oficina de Interpretação para Cinema - Foto: Ridley Sathler

No último sábado (05), aconteceu a oficina de interpretação para cinema com a preparadora de elenco Sara Passabon na Escola Municipal São João Bastos. A oficina foi gratuita e voltada para crianças moradoras do município de Barra de São Francisco. O projeto faz parte da pré-produção do curta-metragem infantil “Pra Morrer Basta Estar Vivo”, do diretor capixaba Francisco Xavier.

Durante uma tarde, as crianças participantes puderam aprender técnicas de atuação, leitura e interpretação de texto, improvisação, e o jogo de “ser” o personagem. Participaram da formação um grupo de 11 crianças e, dessas, serão escolhidas quem vai interpretar cada personagem do filme.

De acordo com Francisco Xavier, o objetivo maior é valorizar os atores locais e a realização da oficina para as crianças contribuiu nesse processo de seleção. “A história do filme é uma situação que vivi quando criança em Barra de São Francisco e ainda traz referências históricas da Guerra do Contestado”, completa Francisco Xavier, que também assina o roteiro juntamente com Victorhugo Amorim.

Barra de São Francisco nas telas do cinema

Previsto para ser filmado no mês de junho, o curta-metragem terá duração de 15 minutos e vai contar a história de três garotos que decidem ir de bicicleta de Barra de São Francisco a Mantena, pouco mais de 10 quilômetros, para alugar uma fita de videogame. A história se passa na década de 1990 e narra essa aventura que o diretor Francisco passou no auge dos seus dez anos de idade, juntamente com mais dois primos. O que a princípio parecia ser algo banal, aos olhos das crianças, se torna um grande desafio e aprendizado. Ao longo do caminho, eles enfrentam o cansaço e ainda descobrem a história da Guerra do Contestado, que as duas cidades vizinhas travaram entre 1904 e 1963 por disputas de território.

O projeto, que conta com o apoio da Prefeitura de Barra de São Francisco, é uma realização da EXP Filmes com a Secretaria da Cultura (Secult), por meio dos recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Governo Federal.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard