Balé da Ilha conquista 1º lugar no maior festival de dança do mundo
A Escola Capixaba de Dança Balé da Ilha representou o Espírito Santo na 42ª edição do Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, no último dia 28 de julho. Reconhecido como o maior festival de dança do mundo pelo Guinness Book, o evento reuniu mais de 400 mil espectadores, 15 mil participantes e mais de 3 mil coreografias, uma verdadeira vitrine internacional da dança.
Com a coreografia "Quizás", assinada por Patrícia Miranda, o Balé da Ilha conquistou o 1º lugar na categoria Duo Neoclássico Sênior. O duo, interpretado pelos bailarinos Karolline Tristão e André Danilo Salamanca, explora em cena um amor atravessado pela dúvida. Por meio de gestos intensos e emotivos, os artistas expressam a essência de "Quizás", palavra que traduz a incerteza de uma resposta que nunca chega.
A coreógrafa Patrícia Miranda destaca que a conquista vai além do reconhecimento técnico: a premiação fortalece a dança como uma ferramenta de comunicação e expressão. Segundo ela, mais do que criar movimentos, seu interesse está em promover um olhar mais humano sobre a arte, aproximando pessoas e despertando nelas o desejo de crescer como seres humanos e comunicadores. Para a artista, a premiação reforça o papel da dança como ferramenta de comunicação e transformação.
“Vencer o festival significa que estamos no caminho certo como comunicadores e artistas, estou muito feliz”, destaca Patrícia Miranda. Já André Danilo Salamanca afirma que sente gratidão por chegar ao primeiro lugar: “Dançamos com a alma e no propósito de contar essa história, e acredito que tocamos o público e os jurados com nossa dança e verdade”.
A premiação do duo “Quizás” aconteceu no último sábado (02), no Centreventos Cau Hansen, em Joinville, com os demais premiados do festival. Além deste feito, a coreógrafa Patrícia Miranda foi indicada a Melhor Coreógrafa do Festival em 2025.
A bailarina Karolline Tristão diz que, além da vitória, sente que emocionou o público. “Vencer o maior festival de dança do mundo é motivo de orgulho para qualquer grupo. E, mais do que conquistar o primeiro lugar, sentimos que conseguimos chegar ao coração das pessoas, emocionar e conectá-las com a nossa arte”, completa.
O Festival de Dança de Joinville é mantido com o apoio de patrocinadores e promovido pelo Instituto Festival de Dança de Joinville. O evento reúne mais de 400 mil espectadores, 15 mil participantes, 3.500 cursistas e 3.300 coreografias nos dias de festival. Os números expressivos renderam a citação de Maior Festival de Dança do Mundo no Guinness Book, título que pertence a Joinville desde 2005.
Para a diretora do Balé da Ilha, Luciana Zanandréa, é uma honra proporcionar essa vitória para o Espírito Santo. "Nós temos uma dança de muita qualidade, e quando eu falo 'nós', eu não falo só de mim, falo das muitas escolas de dança daqui do Estado. Então, este prêmio amplia a visibilidade para os nossos talentos”, diz.
Luciana destaca ainda que o foco do Balé da Ilha não são os concursos, mas sim a formação profissional e reitera que a participação da escola nesse concurso tão importante só foi possível graças ao Edital de Circulação e Intercâmbio 2025, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br