26/01/2024 17h19

Aulão On-line orienta jovens a elaborar projetos para publicação de quadrinhos

O novo ciclo dos editais do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), cujas inscrições terminam dia 29 de fevereiro, trouxe de volta a linha de fomento destinada à produção e publicação de histórias em quadrinhos. Com isso, o projeto Narrativas Periféricas promoveu nesta semana um aulão on-line gratuito voltado especificamente à elaboração de projetos para essa linha.

Realizada de terça-feira (23) até quinta-feira (25), a formação foi uma oportunidade para que os participantes pudessem aprender ou aprimorar a escrita de projetos. Ao longo da programação, foram enfatizados aspectos como leitura e interpretação do edital, o passo a passo da escrita do projeto, planilha orçamentária, concepção e desenvolvimento de roteiro de histórias em quadrinhos.

“A maior dificuldade dos participantes foi a compreensão do edital e a escrita do projeto. É um aprendizado diferente do que eles estão habituados”, afirmou a coordenadora do Narrativas Periféricas, Karlili Trindade – que ministrou o aulão on-line junto com o quadrinista Arabson Assis.

Ela destacou ainda a importância do retorno dessa linha de financiamento, por possibilitar o resgate da cena de quadrinhos e da cultura geek, no Espírito Santo. “É uma cena que vem sendo impulsionada por vários projetos e atores, mas que ainda andava meio apagada, como se tivesse ficado só na infância, no passado”, ressaltou.

O aulão atendeu, principalmente, às juventudes negra, periférica, encarcerada e sobrevivente do cárcere, mulheres, população negra e LGBTQIAPN+, indígenas e pessoas com deficiência.

De acordo com Karlili, a cultura geek é pulsante especialmente nas periferias. “É uma literatura muito importante, e o Narrativas Periféricas prova que a favela e a periferia estão produzindo literatura geek”, observa. Prova disso, acrescenta, é o grande número de jovens inscritos para a formação em quadrinhos realizada pelo projeto em outubro de 2023, além da instalação de gibitecas nas unidades socioeducativas do Estado. 

“O aulão nos ajudou a ter noção de como funciona um projeto e a ter mais independência, no sentido de nos qualificar e encorajar para apresentar uma proposta. A troca também foi muito legal. Discutimos sobre estrutura de história em quadrinhos para além dos editais e sobre como fazer portfólio”, contou o ilustrador, designer e quadrinista Fernand Fernandes Andrea Vecci, um dos participantes.

O projeto Narrativas Periféricas é realizado pela Ciclo Escola, com patrocínio da empresa Transportadora Associada de Gás (TAG), viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult). O projeto conta ainda com apoio da Associação Indígena Tupiniquim e Guarani (AITG), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória.



Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard