25/11/2022 08h59

Ator capixaba realiza turnê pelo México

“VERMELHO”, peça bilingue apresentada pelo Grupo Anônimos de Teatro, é apresentada também com ator mexicano. O projeto foi contemplado pelo Edital de circulação da Secult.

O ator capixaba Luiz Carlos Cardoso viaja ao México, nesta semana, para realizar uma série de apresentações do espetáculo teatral “VERMELHO”, montado em parceria com o ator mexicano Leo Bautista, entre novembro e dezembro deste ano. A turnê conta com o apoio da Secretaria de Cultura da Cidade do México e do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), via edital 001/2022, do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

“Essa história começou em 2012, quando Leo e eu nos conhecemos. Desde então, conversamos e desenvolvemos um trabalho que falasse de uma América Latina que temos nas memórias afetivas, nas memórias corporais, no nosso olhar sobre essa terra onde vivemos e tanto nos inspira”, disse Luiz Carlos Cardoso. A trilha sonora do espetáculo foi composta pela musicista cachoeirense Alessandra Biato.

Há 14 anos em atividade, o Grupo Anônimos de Teatro caminha sempre pela via da coletividade. Desde 2008 trabalhando em Cachoeiro de Itapemirim, o grupo segue três eixos de criação: o da montagem de obras teatrais, o da arte-educação, com oficinas de interpretação, e o das ações socioculturais, realizando eventos que englobem teatro, dança, música, literatura e outras linguagens artísticas. Sempre que possível, gratuitamente para a população.

Com esse pensamento, as obras encenadas pelo Grupo Anônimos de Teatro já participaram de diversos festivais brasileiros, como o Festival de Curitiba, e por cinco edições, com apresentações no Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, México, Portugal e Itália.

“VERMELHO” fez pré-estreia no Centro Cultural Brasil-México, na Embaixada do Brasil na capital mexicana, em 2017. Logo depois, estreou no Teatro Municipal Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, e fez temporada no Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória, no ano seguinte. Após um hiato de quatro anos, a turnê pelo México marca a retomada de apresentações do espetáculo bilingue, de forma gratuita e em bairros periféricos da capital mexicana e em Cuernavaca, mais ao sul do país.

Sinopse

Um homem vermelho. Um homem latino. Um homem em muitos. Um homem só. Suas histórias, seus caminhos, seus encontros. Falar de si é falar da história de seus antepassados, é falar das histórias de sua mãe, de seus amores, na cozinha, na rua, na infância, no futuro. É viver essas histórias, é ser mulher. Uma mulher vermelha. Uma mulher latina. Uma mulher em muitas. É dar voz a ela e ouvir suas revelações. Essa voz ecoa por entre as fronteiras, pelos países que falam espanhol, pelo país que fala português. A essa altura, as línguas se misturam.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac/Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard