17/05/2018 14h14

Atiára Cineclube exibirá filmes em Anchieta neste sábado (19)

 Desta vez quem receberá a sétima arte serão os moradores de Ubu, em Anchieta. Será neste sábado (19), às 19h, na praça do balneário onde serão exibidos dois filmes de curtas-metragens, além de música ao vivo e roda de conversas.

Com exibições mensais de curtas-metragens, o Atiára – que na língua indígena quer dizer “um fio de luz” – contará com várias apresentações nas sedes distritais do município e nos locais de maior povoação, visando contribuir para o resgate da autoestima, da motivação e da alegria em uma cidade que ainda sofre as consequências sociais e econômicas com a paralisação da Samarco Mineração.

 “Posso dizer que o cineclube é uma oportunidade para criarmos espaços de discussão e por meio da arte cinematográfica tratar sobre diversos temas socioculturais, desde questões voltadas ao Meio Ambiente, Agroturismo, Cidadania e Direitos Humanos, estimulando sempre a transformação do meio em que vivemos”, explicou a comunicóloga e coordenadora do projeto, Luziane de Souza.  

 Curtas que serão exibidos:

 - Picolé, Pintinho e Pipa – 15 minutos – ficção

O carro do troca-troca está passando em sua rua: garrafa velha, bacia velha, panela velha, garrafão de vinho, o moço troca por Picolé, Pintinho e Pipa. Pedrinho, figura principal, cerca de 12 anos, Juquinha, seu irmão mais novo,e os amigos: Morcegão, Gargamel e Bebeco. Essas cinco crianças irão fazer de tudo para alcançar o carro do troca-troca antes que ele vá embora. O filme trata de temas como miséria, violência doméstica e alcoolismo.

 Dique-quilombola - 13 minutos – documentário 

Por meio de uma brincadeira, o filme destaca a conversa entre crianças capixabas, que têm raízes em comum, mas que pouco se conheciam até a realização do filme. De um lado, estão as crianças da comunidade quilombola São Cristóvão, localizada na região do Sapê do Norte. Do outro, estão meninos e meninas do morro São Benedito, em Vitória (ES). Os dois grupos desvelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças.

 

Serviço:

Projeto Atiára Cineclube Itinerante

Data: sábado (19)

Horário: 19h

Local: no Centro Cultural Anchieta. Endereço: Avenida Beira-Mar, s/nº, Centro, Anchieta

Entrada franca

 

Informações à imprensa:

 Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard