Assinatura do termo de parceria para o projeto ‘Midiateca em Rede’
.jpeg?v=638878505152916760)
Nessa quinta-feira (10), a Secretaria da Cultura (Secult) recebeu representantes de municípios e de instituições de preservação de diferentes partes do Estado, que serão parceiras do projeto “Midiateca em Rede”, para a assinatura do termo de parceria com a Midiateca Capixaba.
O “Midiateca Em Rede” tem como objetivo a mútua colaboração entre a Midiateca e as instituições, na preservação e difusão de acervos culturais por meio de sua inclusão na plataforma de acervos digitais.
O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secult, em parceria com a Universidade de Brasília (UNB) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), é responsável por ofertar formações às instituições sobre a utilização adequada do Tainacan, software usado na plataforma de acervos.
As instituições vão gerenciar a preservação e a difusão de seus acervos digitais na Midiateca Capixaba, além de contribuir no processo de criação de estratégias para a utilização do software, contemplando os desafios do gerenciamento, digitalização e difusão de acervos em diferentes suportes físicos, o desenvolvimento de normas próprias para a plataforma, orientação ao usuário, ações de inovação e propostas pedagógicas.
O trabalho a ser desenvolvido com as instituições terá como resultado a criação de repositórios digitais a serem integrados à plataforma da Midiateca Capixaba, com a inserção de itens digitalizados por elas. Além disso, o projeto também formará profissionais aptos a utilizar o software, que poderão replicar esse conhecimento.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Schitine / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br