16/07/2024 17h31

Artista não-binário capixaba lança seu primeiro livro: ‘uma carta que prometi escrever para a criança que eu fui’

A artista capixaba Reyan Perovano, lança nesta quarta-feira (17), seu primeiro livro no Espaço Cultural Thelema, no Centro de Vitória. O lançamento acontece três dias após o Dia Internacional da Pessoa Não-Binária, que é celebrado anualmente no dia 14 de julho. O evento terá uma programação cultural, com espaço para DJ, sarau de poesias, criação de desenhos com o público e bate-papo com Reyan, que é escritora e também ilustradora da obra. A entrada é gratuita e os exemplares da obra serão vendidos em primeira mão no dia do evento, pelo valor de R$ 30,00.

Nil é uma carta escrita para uma criança que sente muito e que às vezes não sente nada. Nil é uma criança preciosa, de um jeito frágil e muito bonito. É uma criança que cresce sem se ver no mundo em que habita e passa, assim, a buscar uma travessia para que seja possível florescer.

Com frases curtas, um enredo riquíssimo e ilustrações feitas com giz, o livro conta uma história cativante e muito gostosa de ler. Segundo Reyan “O giz é um material que considero bruto e sensível. Emula emoções e é difícil de deixar polido. Me interessa muito mais o que é possível sentir”. No livro, alguns trechos da história de Nil são contados por meio das ilustrações, sem o uso de palavras. Essa costura delicada entre palavras e desenhos é feita de maneira brilhante pela autora, dando uma fluidez impressionante para a leitura.

O livro foi realizado com recursos do edital de Produção e Difusão de Obras Literárias do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura) de 2022 e publicado neste ano pela editora Maré. E, apesar de ser um livro de literatura infantil, a obra de Reyan traz camadas profundas e complexas, capazes de gerar debates interessantes até mesmo para adultos que querem conhecer mais o universo e as experiências de pessoas LGBTQIAPN+, em especial por ter sido escrito por uma pessoa trans não-binária.

Sobre a autora

Reyan é artista. Transita, desenha, escreve, experimenta, tatua. Nasceu em Vitória e vive em Cariacica. É mestra em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), bacharel e licenciada em Artes Visuais/Plásticas, finalista em pós-graduação de Arteterapia, iniciante em técnico de Artes Dramáticas/Teatro. Pesquisa contextos sociais, filosóficos e políticos de gênero, sexualidade, racialização e classe e seus atravessamentos nas artes e suas linguagens.

Lançamento do livro Nil (literatura infantil, livre para todos os públicos)

Data: 17/07, quarta-feira

Hora: 19 horas

Local: Espaço Thelema | R. Graciano Neves, 90 - Centro, Vitória - ES, 29015-330