Artista Lets se revela de corpo e alma no single ‘Nu’
O artista capixaba Lets se revela de corpo e alma ao público com o lançamento do single “Nu”, que chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (18). A composição vai integrar o primeiro álbum do cantor e compositor, com lançamento previsto para 1º de agosto, e representa um grito de libertação para o artista.
Selecionado pelo Edital de Produção Musical nº 12/ 2023, da Secretaria da Cultura (Secult), o projeto reflete a atuação de Lets no combate às desigualdades sociais.
Composta em 2015, a faixa “Nu” foi gravada originalmente por Lets cinco anos depois, quando ainda utilizava seu nome de batismo, Letícia Chaves. Os versos, que mesclam sentimentos de amor próprio e autoconhecimento, levaram-no a compreender que se tratava de uma pessoa não binária, algo que viria a mudar a sua relação com o mundo. Anos depois, ele adotou o nome artístico Lets, com o qual se sente mais confortável para expressar o seu olhar sobre a vida e a arte.
“Fiz essa música quando de fato entendi que eu era uma pessoa não binária. Foi a partir da descoberta desse termo que consegui me ver representado no mundo. Faço a demarcação dessa questão na letra da música como um desabafo e como uma conversa comigo mesmo”, explica Lets.
Personas
O título da música e a capa do single – produzida a partir de autorretrato – podem, a princípio, transmitir uma conotação sexual. Lets, porém, afirma que a letra extrapola essa leitura ao exibir as diversas identidades que perpassam seu corpo. “É uma música que pode ser vista como amor romântico, mas vejo muito além disso. Vejo como minhas identidades, minhas personas, como uma representação do que a gente pensa antes de dormir e que se constitui como uma conversa entre você e a sua mente”, exemplifica.
Mas por que regravar esta canção nesta etapa da sua carreira? Para Lets, trata-se de uma composição que faz parte da sua história e também uma das mais conhecidas pelo público que acompanha o seu trabalho. “Essa música foi gravada em 2020, durante a pandemia, em versão voz e violão. Trazê-la para o álbum com uma nova roupagem é a afirmação da qualidade musical”, observa.
Balada rock’n’roll
Musicalmente, a regravação de “Nu” se diferencia da versão original por agregar instrumentos elétricos, em especial a base de baixo, guitarra e bateria, que fornece peso e densidade à canção, emulando o banzo dos velhos lobos do blues. Lets prefere defini-la como uma “balada rock’n’roll”, recheada de solos de guitarra e tendo à frente a voz potente do artista, com a qual transita entre o sagrado e o profano.
A faixa é uma das 11 composições que estarão presentes no novo álbum de Lets, “Esfera”, gravado no Estúdio A, em Vila Velha, com produção de André Daumas. O primeiro single, “Escuta que vou contar”, já pode ser ouvido nas plataformas digitais.
Natural de Vitória, o artista de 37 anos obteve projeção em festivais de música, shows e mostras culturais. Entre outros eventos, participou da Feira Cultural LGBT (2018), Festival Prata da Casa (2019), Festival Criolando (2019), 5ª Mostra Sesc Glória (2020) e da 6ª Semana de Cidadania LGBTQIA+ - Casa Gold (2024).
Podcast
Juntamente com as ações de divulgação dos lançamentos musicais, Lets realiza uma série de cinco podcasts com artistas que ele admira e que considera como referências em seus respectivos campos de atuação. Os episódios são exibidos em formato de áudio, sempre às quintas-feiras, às 12h, em diferentes plataformas digitais. Entre os convidados estão a liderança religiosa da Cabula, Alufa Baralejian; a escritora Édiphon Souza; a vereadora Ana Paula Rocha (Vitória); o bailarino e coreógrafo Paulo Fernandes e os músicos Ury Vieira e Dan Abranches.
“Durante os episódios, abordamos temas presentes nas canções selecionadas para o álbum, como as religiões afro-brasileiras, a luta das pessoas trans por equidade, a participação das mulheres pretas na política, a ancestralidade africana presente na cultura brasileira e o desafio das pessoas trans para viver de música no Espírito Santo”, elenca Lets.
PROGRAME-SE:
Lançamento do single “Nu”
Artista: Lets
Data: 18 de julho (sexta-feira)
Horário: 0h
Onde ouvir: nas plataformas digitais Spotify, Apple Music, Deezer, Amazon Music, YouTube Music, Tik Tok, entre outras
Distribuição: Landr
Projeto selecionado pelo Edital de Produção Musical nº 12/ 2023 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES)
FICHA TÉCNICA DO SINGLE:
Voz – Lets
Produção, captação, mixagem, masterização - André Daumas
Teclado - André Daumas
Baixo - Luci Fernandes
Guitarras, Violão - Jay Sant
Bateria - Luiger Lima
Percussão - Joabe Lima
Arte do single - Fotografia - Lets
Design e percussão - Giovanna de Oliveira
Produção de arte e produção de figurino das fotos - Analu Lourenço
Gravação - Estúdio A
CONFIRA OS PODCASTS:
1º episódio – Na estreia da série de podcasts, Lets recebe a liderança religiosa Alufa Baralejian, que fala sobre a Cabula, religião com forte presença na região do Sapê do Norte, no Espírito Santo.
Onde acompanhar – https://youtu.be/qIDm3e2FRbg (YouTube) e https://open.spotify.com/show/3zt84qn3myIi8U5REGs3ft (Spotify)
2º episódio – Lets recebe o bailarino e coreógrafo Paulo Fernandes. Ele vai falar sobre a cultura bantu e sobre a importância da sua mãe, dona Laura Felizardo, matriarca do povo bantu no Espírito Santo e personalidade da cultura popular capixaba homenageada por Lets no single “Escuta que vou contar”.
Data de exibição – 17 de julho
3º episódio – Lets e a vereadora de Vitória, Ana Paula Rocha (PSOL), conversam sobre a atuação das mulheres pretas na política e sobre a trajetória do saudoso ativista de direitos humanos Lula Rocha (1985-2021), irmão de Ana Paula, que é homenageado por Lets em uma das faixas do álbum.
Data de exibição – 24 de julho
4º episódio – Lets conversa com os músicos Dan Abranches e Ury Vieira sobre os desafios dos artistas trans que se dedicam a fazer música no mercado do Espírito Santo.
Data de exibição – 31 de julho
5º episódio – No último programa da série, Lets terá como convidada a escritora Édiphon Souza, que vai abordar os atravessamentos das pessoas trans com a arte, com comentários sobre cada uma das faixas do álbum.
Data de exibição – 07 de agosto
SAIBA MAIS SOBRE LETS:
Natural de Vitória (ES), o cantor e compositor Lets é um dos principais nomes da MPB e do groove no cenário capixaba. Lets é um jogo de palavras que se relaciona com o seu nome de batismo, Letícia Chaves. Sua relação com a música teve início na infância, cantando na igreja. Com 15 anos, ganhou um violão de presente do pai e passou a se dedicar a este instrumento, juntamente com o contrabaixo. Por não ter a oportunidade de estudar música, seu aprendizado se deu sozinho, seguindo as revistinhas de cifras, que eram febre nos anos 1980-2000.
Na adolescência, teve contato com os grupos de corais norte-americanos, nos estilos gospel, R&B, soul music, aprofundando-se em seguida na MPB: Djavan, Gilberto Gil, Cássia Eller, Ana Carolina. Atualmente suas maiores influências são as mulheres negras da “nova” MPB, como Luedji Luna, Liniker, Tássia Reis, Xênia França e Juçara Marçal. Entre os homens, cita Mateus Aleluia e Chico César.
Após participar de diversos shows e festivais no Espírito Santo, em 2020 lançou, de maneira independente, o EP “Nu”, resultado da sua participação no edital do “Gato Nômade”, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES).
Em 2021, lançou o single “Tempo de Nanã”, que também contou com videoclipe, tendo como referência os ritmos afro-brasileiros e artistas como Mariene de Castro, Luedji Luna e Margareth Menezes.
Em 2023, Lets apresentou o single “Encontro Precioso”, que trouxe a mesma identidade sonora de “Tempo de Nanã”, unindo afeto e ancestralidade, de modo a proporcionar calma a quem escuta. Em 2025, prepara-se para lançar o seu primeiro álbum, “Esfera”, juntamente com os singles “Escuta o que vou contar” e “Nu”. “A música, para mim, é o caminho de cura, libertação e exaltação ao povo preto. A palavra chega às vezes como espada, mas também há afeto, acolhimento e força”, define.
SIGA LETS:
Instagram: @uhlets
TikTok: www.tiktok.com@uhlets_
YouTube: @uhlets
E-mail: leticiadschaves@gmail.com
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Schitine / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Assessoria JRSN
José Roberto Santos Neves
(27) 99972-8028
E-mail:
neves-jose@uol.com.br
joserobertosantosneves@gmail.com
Instagram: @joserobertosantosneves
@assessoriajrsn