18/10/2021 17h17

Arquivo Público recebe a exposição ‘Pelas lentes de Mazzei – 40 anos de saudades’

Todas as peças da mostra fazem parte do Acervo da família Mazzei.

O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), no Centro de Vitória, recebe, a partir da próxima quinta-feira (21), às 16 horas, a exposição PELAS LENTES DE MAZZEI - 40 ANOS DE SAUDADE, um olhar afetivo sobre vida e obra de Alfredo Mazzei, um dos grandes nomes da fotografia do Espírito Santo, falecido em maio de 1981. A mostra e uma é uma realização da “Interferências Filmes e Projetos” em parceria com a família Mazzei.


Serão expostas cerca de 150 fotografias originais em papel, além de negativos em vidro e em plástico, material fílmico e pinturas, que atestam o talento de Alfredo Mazzei em diversos campos artísticos. Todas as peças da exposição fazem parte do Acervo da família Mazzei e foram cedidas por sua filha, Carmélia, e seu genro, Ary, ambos na casa dos 90 anos de idade.

“A exposição é uma homenagem a Alfredo Mazzei, em seus quarenta anos de falecimento, mas é também uma forma de chamar atenção para este valioso patrimônio, que precisa de investimentos para ser conservado. A exposição é parte de um projeto mais amplo que envolve ainda a produção de um inventário, um livro e um filme”, explicou Ricardo Sá, um dos idealizadores e curadores do projeto.

Teresinha Mazzei, neta de Alfredo Mazzei, foi a pessoa que abriu as portas junto à família Mazzei, intermediando toda a relação entre a produção do evento e os detentores deste precioso acervo.  Para ela, que assumiu a tarefa de produzir e fazer a curadoria junto com Ricardo Sá, a exposição tem um significado muito importante para o registro de memórias da família e da cidade, por meio do resgate das fotos e filmes do avô.

Nas imagens expostas, descortina-se o universo criativo e afetivo de Alfredo Mazzei. Seu olhar atento para as transformações da cidade, para a moda, a família, a política, para as paisagens. Seu Ary e Dona Carmélia, genro e filha de Alfredo Mazzei, foram os principais responsáveis pela descrição do conteúdo das imagens, muitas delas produzidas nos anos 1930 e 1940, quando a cidade era ainda composta por imóveis baixos, e o porto de Vitória começava a tomar forma, forçando a cidade a se redesenhar. Durante a abertura da exposição, Seu Ary e Dona Carmélia farão um tour pela exposição descrevendo as imagens, um momento emocionante para quem tiver oportunidade de presenciar.

 

Sobre Alfredo Mazzei

Alfredo Mazzei foi durante 40 anos, um dos fotógrafos mais atuantes do Estado. Trabalhou para diversos governos e também tinha estúdio de fotografia no Centro de Vitória, onde produzia fotos de estúdio e também cobria eventos sociais como casamentos, formaturas, aniversários, concursos de miss. Foi precursor de diversas técnicas fotográficas, não somente no Espírito Santo, como também no Brasil. Como salienta seu Ary: “Mazzei não foi apenas fotógrafo. Ele era antes de tudo um artista da imagem. Fotografava, pintava, coloria, experimentava, criava sem limites.”

As fotos selecionadas para a exposição também retratam o artista em seu reduto familiar: na casa de praia em Carapebus, ou circulando com seu carro importado, com o qual chegou a transportar uma miss Brasil que veio visitar Vitória nos anos 1950.

Além de fotos, negativos de fotografia e de cinema, também fazem parte da exposição alguns textos produzidos por familiares e também textos jornalísticos ou históricos falando sobre o fotógrafo. É pela leitura destes textos que o(a) visitante tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a personalidade deste homem que, por meio da fotografia, se faz presente até hoje em nossa memória.

A exposição PELAS LENTES DE MAZZEI - 40 ANOS DE SAUDADE é uma realização da Interferências Filmes e Projetos em parceria com a família Mazzei, com o apoio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. O projeto está sendo realizado com recursos próprios, sem apoio financeiro de leis de incentivo ou editais.

 

Equipe

Produção e curadoria: Teresinha Mazzei e Ricardo Sá (com colaboração de Ary Lopes Ferreira e Carmélia Mazzei Ferreira)

Montagem da exposição: Angélica Reckel e Sergio Oliveira Dias (APEES)

Identidade visual: Alexandre Matias (APEES)

Apoio: David Protti

Agradecimentos especiais: Arquivo Público Municipal de Vitória, André Malverdes, Fábio Pirajá (Memória Capixaba) e Família Mazzei

 

Serviço

De 21 de outubro a 02 de dezembro de 2021

Abertura: 16 horas

Local: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Rua Sete de Setembro, 414, Centro, Vitória

 

 

Informações à Imprensa:

 

APEES

(27) 3636-6117/ (27) 99633-3558

comunicacao@ape.es.gov.br

Facebook: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Instagram: ArquivoPublicoES

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard