31/01/2025 11h46

Aline Dias lança Bagunça, romance com protagonista mulher que mora no interior do Espírito Santo

Foto: Thalia Peçanha

Você sabia que, atualmente, as mulheres autoras são responsáveis por 90% dos títulos que mais vendem em grandes editoras? Ainda assim, a maioria dos personagens é masculino. No entanto, o livro “Bagunça”, da autora Aline Dias, vai na contramão dessa realidade e conta a história de Analuz, uma jovem que mora no interior do Espírito Santo e vivencia uma história de amor com um desfecho surpreendente que envolve desejo, coragem, traquinagem, medo, morte e reconstrução da vida. O lançamento do livro acontece no próximo

dia 08 de fevereiro, sábado, às 16h, no Hub+, no Centro de Vitória.

No universo literário, as mulheres não são personagens prioritárias em romances brasileiros contemporâneos e, na maioria das vezes, ocupam posições consideradas inferiores aos dos homens, de acordo com o levantamento recente feito pela pesquisadora Regina Dalcastagnè, professora de literatura da Universidade de Brasília (UnB).

“Bagunça faz parte de um movimento que muda essa realidade, ainda que seja uma história sobre poder, é uma história com uma protagonista mulher. Contar a história de mulheres sob a ótica de uma mulher é, sempre, revolucionário”, afirma a autora Aline Dias.

O livro “Bagunça” já está disponível para venda no site da editora Maré (https://www.editoramare.com/romance/bagunca). E foi viabilizado pelo Edital 011/2023 – Difusão Literária, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).

Na contrapartida social do projeto, a autora faz uma homenagem àqueles que são grandes incentivadores da leitura e da escrita: os professores. A escritora está disponibilizando 50 livros gratuitos para professores de escolas estaduais do Espírito Santo, com foco nas disciplinas de Português e Literatura, preferencialmente do Ensino Médio.

 

Concorra neste link: (https://forms.gle/BQy3EpXmrF2Qpdge7).

 

Para o escritor Manoel Herzog, responsável pelo prefácio de “Bagunça”, o romance de Aline Dias é pioneiro. “Nesses tempos de empoderamento e afirmação da estética de uma literatura eminentemente feminina e feminista, nos aponta não soluções, respostas, mas possibilidades de investigação dessa questão fundamental da humanidade”, disse.

As narrativas femininas lutam contra estereótipos consolidados ao longo do tempo na literatura brasileira. O mercado literário é dominado por mais de 70% de homens, que quase não falam sobre mulheres ou, se falam, reproduzem percepções do universo masculino.

“A personagem principal tem muito de toda mulher insubmissa, mas está longe de ser uma caricatura. A adrenalina sobe em vários trechos do livro, torcemos, choramos, nos indignamos, e escolhemos o lado mais forte: do amor. Porém, esse mais forte pode ou não vencer o ódio, sejamos francos, temos assistido várias batalhas em que esse último sai vencedor. Não vou dar spoiler, só quero dizer que é uma leitura deliciosa, se você chegou até aqui, vá à primeira página e se renda: Aline escreve vida, e assim como não é fácil sair do lado dessa mulher inquieta e sagaz, com riso farto e uma elegância de alma, não é fácil abandonar essa leitura. Entre nessa ‘Bagunça’ agora mesmo e sinta a emoção de um bom enredo que facilmente poderia ganhar as salas de cinema, e que certamente vai se inscrever em seu coração”, descreve Mara Coradello escritora que assina a orelha do livro Bagunça.

 

Sobre a autora Aline Dias

Nascida em Cachoeiro do Itapemirim, Aline Dias passou a infância em Iúna e seguiu para Vitória, onde fez Ensino Médio e se graduou em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Trabalhou como repórter para veículos de imprensa como A Tribuna, Folha Vitória, TV Assembleia e Veja.

Lançou os livros: “Vermelho” (2012), Editora Cousa. Novela. “Além das pernas”, (2015), Editora Pedregulho. Contos. “A única coisa que fere é manhã pós-amor” (2017), Editora Cousa. Prosa poética. “Sem a Loucura não dá” (organização) (2017), Editora Cousa. Contos.  "E se o mundo descostura?" (2023), Editora Maré. Infantil. “Suja” (2024), Editora Maré. Poemas.

 

Serviço:

Bagunça é um romance de 289 páginas.

Já disponível para pré-venda no site da Editora Maré.

(www.editoramare.com)

Lançamento: 08 de fevereiro, sábado, 16h.

Local: Hub ES+ Praça Costa Pereira, 30 - Centro, Vitória 

Valor: R$ 69,90.

 

Sinopse: Uma cidade muito pequena, em que as janelas e os ladrilhos têm olhos e ouvidos, guarda histórias e mais histórias. Desde a violência de sua formação, passando pelos inúmeros pés de café, as escolhas e as escolas, conhecemos Nova Esperança, uma cidadezinha que abriga anedotas e Analuz.

E de pequena, Analuz não se conforma, e sem se conformar vai crescendo, capitaneando a bagunça da escola e as bagunças da vida, até ficar adulta, fugir, se apaixonar, brigar com a família toda. 

Nada é o que parece.

 


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard