19/10/2021 12h09 - Atualizado em 20/10/2021 10h16

Agenda Mulher: vice-governadora debate visibilidade para mulheres fazedoras de cultura

Jacqueline Moraes conheceu projetos que foram contemplados pelos editais da Secult.

Em sua terceira e última edição, o encontro de fazedoras de cultura com a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, trouxe a visibilidade das mulheres como ponto fundamental da pauta. Dos 34 projetos contemplados nos Editais da Secretaria da Cultura (Secult), o encontro, que aconteceu nessa segunda-feira (18), recebeu sete projetos realizados por mulheres que tinham em comum uma necessidade de jogar luz às questões femininas, desde o apagamento de mulheres importantes na história até a difusão da cultura tradicionalmente encabeçada por elas.

Jacqueline Moraes lembrou que o programa Agenda Mulher tem em seu cerne a difusão e a visibilização de mulheres, além do incentivo ao empreendedorismo. “Estamos discutindo sobre produções de mulheres, por mulheres e para mulheres. Esses 34 projetos selecionados representam o poder do empreendedorismo feminino na cultura. Com o Agenda Mulher, que tem o objetivo de empoderar, visibilizar e auxiliar tanto no lado social quanto no lado produtivo e emocional, podemos dar esse suporte necessário para elas divulgarem seus trabalhos", afirmou.

A reunião contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, e da poeta e atriz, Elisa Lucinda, que apareceu no encontro de surpresa, além das convidadas, as mulheres contempladas por editais da Secult, tanto via Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) quanto via Lei Aldir Blanc. Os projetos convidados tinham recorte de gênero e foram todos realizados por mulheres.

Conheça os projetos

- Artista e cantora, Illus apresentou seu primeiro EP chamado “Meu corpo fêmea”, que será lançado em outubro.

Meu corpo fêmea é um álbum de contravenção às regras do que é belo e perfeito e do que é marginal. O resultado é a união de mundos, de união de opostos como contraste, como sombra e luz. Nada é intocável, nada é proibido. Em suas letras, fala de feminismo, fala de recriar os valores do mundo e ensina que não é mais tempo de se calar, e que é tempo de gostar de si. Com sua música e sua performance, Ilus propõe algo novo: de música, de femininos e de vida.

Siga nas redes: @patriciailus

- Proponente de um projeto de empreendedorismo feminino, Jessica Borges apresentou a loja colaborativa “Ventre Criativo”

A ideia do projeto Ventre Criativo foi abraçar diferentes frentes, pensar em formas de apoiar e fortalecer uma grande rede de empreendedoras e também mulheres que trabalham com cultura e produção, áreas extremamente afetadas nesse período devido à pandemia. O projeto contou com talk show, imersão criativa e workshop, com uma equipe 100% feminina, contando com mulheres artistas, estilistas e empreendedoras como colaboradoras. Foi um momento de entretenimento, oportunidade, trocas e muita inspiração.

Uma das ações do projeto foi a Imersão Criativa, que pensando em ajudar pequenos negócios a alavancarem suas vendas na internet, produziu 10 editoriais de moda para as marcas que se inscreveram. Foram convidadas modelos, produtoras, maquiadoras, stylist, fotógrafa com a missão de passar quatro dias produzindo e criando conteúdos para novas marcas e empreendedoras.

Siga nas redes: @ventrecriativo e @jesssic

-  A contramestra de Capoeira, Ananda Coutinho apresentou o projeto “Mulheres de Ginga”

O projeto realizou o levantamento de mulheres graduadas na capoeira no Espírito Santo e, além disso, foram realizadas seis oficinas on-line de capoeira com Mestras e Contramestras do Estado, dando visibilidade ao trabalho dessas capoeiristas. Em breve será lançada uma publicação, que se soma ao processo de Salvaguarda da Capoeira no ES, que registra as 107 mulheres praticantes de capoeira que possuem graduações diversas no universo dessa arte/dança/luta/filosofia de vida.

Siga nas redes: @coutinho.ananda

- A proponente e praticante de Parkour Caruh Góes apresentou o projeto ‘12º Encontro Feminino de Parkour

Sempre com um viés cultural, e não só o da competição, o projeto de parkour feminino conta com eventos anuais e itinerantes, em que a cada ano acontece em um estado diferente do País. Em 2022, o evento acontecerá em Vitória.

Siga nas redes: @caruhgoes

- A cantora, produtora e artista, Monique Rocha apresentou o projeto “Semana formativa do Dia da Mulher Sambista”

Em homenagem ao aniversário da grande dama do samba, Dona Ivone Lara, o projeto da Semana Formativa, reuniu, em abril, mulheres do universo do samba para uma troca de afeto, música e conhecimento. Dentre as oficinas apresentadas, destaque para “A História da Mulher no Mundo do Samba” e teve no encerramento, uma grande roda de samba, composta somente por mulheres.

Siga nas redes: @moniquerocha.oficial

- A cantora e compositora, Anastácia apresentou o seu projeto de filme musical mesclando duas músicas “Sou dessas” e “Eu Não”

Siga nas redes: @anastaciaoficiall

Assista o clipe: AQUI

- A artista plástica Renata Apolinário apresentou seu projeto de educação infantil “Caixa de Experimentações”

Foi com a ideia de apresentar conteúdos importantes para as crianças, que a artista plástica Renata Apolinario preparou uma caixa cheia de informação e cultura. Para apresentar de forma lúdica todo o processo criativo das Paneleiras, a artista reuniu, em um só espaço, literatura, artes plásticas e audiovisual. Tudo isso, entrelaçado às vivências cotidianas de crianças em situação de afastamento social, num contexto em que, com escolas fechadas, as famílias precisam se desdobrar para dar atenção às suas crianças.

Siga nas redes: @caixadeexperimentacao

Acesse o documento| Gênero e Cultura: A Participação de Mulheres nas Políticas Culturais do ES

Divulgue seu projeto nas redes da Secult

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria