29/08/2025 12h26 - Atualizado em 29/08/2025 12h27

Agência-Escola Act profissionaliza jovens e abre portas para mercado

O Instituto Aprender Cultura (IAC), em Flexal 2, Cariacica, está implantando a Agência-Escola Act — um modelo que forma e insere adolescentes e jovens de periferia no mercado da comunicação, combinando teoria, prática de mercado e fortalecimento identitário. A iniciativa prepara os participantes para atuar já, com prestação de serviços reais e conexão direta com o setor. 

Criado em 2020 para atender demandas internas do Instituto (como vídeos, fotografias e artes gráficas), o antigo Grupo Act gerou renda e oportunidades, mas funcionou de forma intermitente. Em 2024, o IAC retomou e fortaleceu a proposta: nasce a Agência-Escola Act, com estrutura profissional, processos claros e atuação aberta ao mercado. 

A Agência Escola conta com parceria da Invento Agência de Futuros e financiamento da Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Política Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura (Minc).

As formações vão contar com profissionais, como:

- Aparecida Torrecillas (Idealizadora e sócia-diretora da Invento Agência de Futuros. Diretora de Arte, Redatora e Professora universitária da graduação em Publicidade e Propaganda, Graduada em Artes Plásticas e Publicidade e Propaganda. Especializada em Marketing e Mestrado em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes);

- Liliane Ramos (Sócia e Produtora Cultural na Invento Agência de Futuros. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Sociologia, Gestão Internacional e Criatividade e Inovação. Especialista em Gestão de Comunicação e Marketing. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo);

- Hugo Mansur (Administrador de empresas com especialização em gestão de marcas e gestão estratégica, com mais de 10 anos de atuação. Consultor de branding. Professor do MBA em Marketing da Fucape e sócio da Lifebrand, agência que comemora 17 anos em 2025);

- Bárbara Vitor (Psicóloga clínica e social com Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Vila Velha (UVV), pesquisando afetividades e narrativas na luta antimanicomial, atualmente pós-graduanda em Fundamentos da Psicanálise);

- e Mariana Mota (Publicitária com MBA em Gestão - Inteligência em Negócios Digitais, com mais de 8 anos de experiência, é sócia na operação de performance de negócio na Tris. Estrategista e referência em TikTok Ads, sendo uma das primeiras profissionais do Brasil e a primeira do Espírito Santo a ter a certificação TikTok Buying Professional). 

As três frentes de ação: 

- Estruturação da agência — “Mão na massa”. Os três integrantes atuais recebem mentoria especializada de Aparecida Torrecillas e Liliane Ramos, com foco em proposta de valor, posicionamento e organização dos processos de trabalho. 

- Formação de multiplicadores — “Senta aqui”. Sete bolsistas se somam ao time, totalizando 15 jovens. São seis módulos (12h cada) sobre planejamento, criação, tendências, atendimento e comunicação a partir do território; cada participante torna-se multiplicador, replicando o conteúdo a outros jovens. 

- De olho em quem faz bem. Visitas técnicas a agências, departamentos de marketing e parques gráficos na Grande Vitória para conhecer a cadeia produtiva, fazer networking e mapear oportunidades de inserção profissional. 

Resultados esperados: 

Consolidar a estrutura e o modelo de gestão da Act; formar 15 jovens multiplicadores na metodologia de agência-escola; estabelecer ao menos duas parcerias com empresas do setor; avançar na prospecção de novos clientes e ampliar a prestação de serviços criativos com identidade periférica. O projeto também fortalece pertencimento, valoriza linguagens culturais da periferia e amplia oportunidades profissionais e sociais para os participantes.

 

“A Act nasce para encurtar a distância entre sala de aula e trabalho. Aqui a gente aprende fazendo, com a identidade do território e padrão profissional”, salientou o diretor executivo do Instituto Aprender Cultura e Diretor-Criativo da Act, MiQ Gonçalves.

“Na mentoria, traduzimos o funcionamento de uma agência para a realidade dos jovens, com repertório, método e gestão para que eles entreguem com qualidade”, destacou a especialista em Comunicação Aparecida Torrecillas

Sobre o Instituto Aprender Cultura - IAC 

O Instituto Aprender Cultura é uma organização social sediada em Flexal 2 (Cariacica/ES), que desenvolve trilhas de carreira artístico-culturais para crianças e jovens, conectando formação, cidadania e geração de oportunidades em áreas como audiovisual, moda, grafite, música e tecnologia.

 

Serviço:

Onde: Av. Nossa Senhora da Penha, 964 — Flexal 2 — Cariacica/ES — CEP 29152-571 

Acesso: Entrevistas e visitas técnicas mediante agendamento. 

Assessoria: Juliana Moura — Comunicação | Tel.: (27) 99880-6252 | E-mail: act@aprendercultura.org 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard