23/10/2019 10h56 - Atualizado em 23/10/2019 15h03

Abertas inscrições para o evento “Às Escuras - 1 º Concurso de Beleza com Deficientes Visuais do Espírito Santo”

Desfile será realizado no mês de dezembro na Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES)

Estão abertas as inscrições para o evento “Às Escuras” - 1 º Concurso de Beleza com Deficientes Visuais do Espírito Santo”, que será realizado no dia 04 de dezembro na Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo (BPES). O concurso, desenvolvido pelo Setor Braille da Biblioteca em parceria com a agência Agatha Model, visa promover a autoestima e a inclusão dos participantes no mercado da Moda.

Para participar do evento é preciso se inscrever pessoalmente na Biblioteca Pública, entre os dias 21 a 25 de outubro, apresentando comprovante de residência e documento com foto. Podem se inscrever homens e mulheres com idade mínima de 18 anos.

De acordo com a diretora da BPES, Ana Maria Silva, “Os objetivos do desfile ultrapassam os limites da beleza física, pois pretendemos resgatar a autoestima, autocuidado e mostrar para os participantes que eles, mesmo com suas limitações podem e devem estar inseridos na sociedade como um todo, além de usufruir do mercado da moda e beleza”, destacou.

Para a coordenadora do Setor Braille da biblioteca, Marta Moreira, “o concurso colabora para elevar a autoestima dos candidatos, até então, excluídos em quase todos os segmentos de mercado, uma vez que pessoas com deficiência visual também são consumidores dos produtos e serviços do setor da moda".

O concurso      

Após as inscrições os candidatos terão que participar dos ensaios promovidos pela equipe organizadora, em que uma passarela será demarcada com pontos estratégicos para que os participantes possam nortear-se. Os ganhadores do 1º e 2º lugar, cada um na sua categoria, irão assinar contrato com a agência Agatha Model por um ano, podendo ser contratados para possíveis trabalhos tendo como mediadora a diretora da agência. Todos os participantes serão contemplados com faixas de miss e mister, segundo as suas qualidades e destaques.

No encontro, haverá também desfiles de modelos profissionais agenciados pela Agatha Model. Os critérios de avaliação dos candidatos considerando suas limitações serão: desenvoltura na passarela, postura, entre outros.

Para a produtora artística e diretora da agência Agatha Model, Vera Rafha Rosário, o concurso é uma oportunidade única no Estado. “Aceitamos o desafio com os deficientes visuais para estimular a autoestima e promover a inclusão dos participantes no mercado da moda.  A partir dos ensaios para o concurso é possível melhorar a desenvoltura, a postura, o equilíbrio e promover o empoderamento da pessoa cega”, reforçou.

O concurso conta com apoio do Instituto Embeleze, Sonia Noivas, Noivas Catarina, Aninha Noivas. Instituições interessadas em apoiar o concurso podem entrar em contato com a Biblioteca Pública do ES nos telefones: 33242985 ou 33158551

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac

(27) 3636-7111/99808-7701/99902-1627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Facebook: secult.espiritosanto

Instagram: secult.es

Twitter: secultes

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard