08/06/2021 15h40

1º Festival Tela Curta Cachoeiro premia 12 filmes

Obras foram produzidas em diversas partes do país; confira a relação dos vencedores.

O 1º Festival Tela Curta Cachoeiro foi encerrado nesse domingo (6), com a divulgação de 12 filmes vencedores. Foram nove obras escolhidas pelo Júri Técnico, divididas em três mostras competitivas, e outras três pelo Júri Popular, a partir de votação aberta no site do evento online e gratuito produzido pelo Cineclube Jece Valadão, de Cachoeiro de Itapemirim.

As premiações são de R$ 350, R$ 250 e R$ 150, respectivamente, aos três primeiros colocados de cada uma das três mostras competitivas e para os três mais votados no Júri Popular. Entre os vencedores há filmes realizados no Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, além de produções com filmagens em outros países, como Alemanha, Colômbia e Gana. (Confira a relação abaixo).

O 1º Festival Tela Curta Cachoeiro aconteceu entre 24 de maio e 06 de junho deste ano, com exibição de 45 curtas-metragens realizados com dispositivos móveis e outras formas de produção alternativas, disponibilizados gratuitamente no site www.telacurtacachoeiro.com.

Para as três mostras competitivas, foram selecionados 37 filmes dentre os 393 inscritos. Houve, ainda uma mostra paralela com seis obras, além de um vídeo de homenagem a um integrante histórico do Cineclube, Beto Souza, e outro curta produzido por alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Inah Werneck, em Cachoeiro de Itapemirim.

O filme dos estudantes resultou da oficina “Produção Audiovisual com Dispositivos Móveis”, ministrada por Vinicius Cabral. Houve, também, a oficina “Brincadeiras Audiovisuais como Pedagogia”, realizada por Igor Amin, voltada para profissionais da Educação e demais interessados no tema. Vinicius e Igor fazem parte da TV Cocriativa, coletivo de Minas Gerais parceiro do Festival.

Além disso, foram realizadas oito mesas de debate com representantes dos filmes selecionados. As gravações dos debates podem ser conferidas em youtube.com/cineclubejecevaladao.

“Ficamos muito felizes com a proporção que o Evento tomou. Para grande parte dos diretores, muitos deles moradores de cidades do interior, o Tela Curta Cachoeiro foi a primeira experiência de participação em um festival. Conseguimos reunir produções audiovisuais muito ricas e diversificadas, além de proporcionar bons momentos de reflexão e aprendizado com os debates e oficinas”, contou Lucas Schuina, integrante do Cineclube Jece Valadão e produtor do Festival.

Para realizar o 1º Festival Tela Curta Cachoeiro, o Cineclube Jece Valadão foi selecionado no Edital Artes Integradas (Lei Aldir Blanc, Inciso III), lançado pela Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo.

Confira a relação dos vencedores do 1º Festival Tela Curta Cachoeiro:

JÚRI TÉCNICO

MOSTRA FILMES URGENTES

Filme: Ser Feliz no Vão
Direção: Lucas H. Rossi dos Santos
Local: Rio de Janeiro, RJ

Filme: Bicha-Bomba
Direção: Renan de Cillo
Local: Curitiba, PR

3º LUGAR

Filme: Nakua Pewerewerekae Jawabelia / Hasta el fin del mundo / Até o fim do mundo
Direção: Margarita Rodriguez Weweli-Lukana e Juma Gitirana Tapuya Marruá
Local: Recife, PE, Brasil; Rio de Janeiro, RJ, Brasil; Puerto Gaitán, Vichada, Colômbia; Resguardo Indígena Sikuani Guacamayas, Vichada, Colômbia.

MOSTRA ENCONTROS TRAÇADOS NA LUZ

Filme: T H R E S O M E
Diretores: Thais de Almeida Prado, Va-Bene Elikem Fiatsi e John Herman
Local: Colônia, Alemanha; São Paulo, SP, Brasil; Kumasi, Gana

Filme: Os Dias Com Você
Direção: Letícia Cristina e Luan Santos
Local: Itapevi, BA

Filme: Deve Haver Algum Sentido no Amanhã que Basta
Direção: Cecilia Cipriano e Raquel Gandra
Local: Rio de Janeiro, RJ

MOSTRA MEU LUGAR

Filme: Antes de Chegar na sua Mesa Passa pelas Nossas Mãos
Direção: Erick Maximiano Oliveira
Local: Lajinha, MG

Filme: Pele Manchada
Direção: Victor Mota
Local: Salvador, BA

Filme: RUBEM
Direção: Luiz Carlos Cardoso
Local: Cachoeiro de Itapemirim, ES.

JÚRI POPULAR

Filme: Encruza – 385 votos