Wilson Coelho apresenta sua obra no Espaço Thelema, na próxima terça

O artista Wilson Coelho apresenta a versatilidade de sua produção durante o Prosas Literárias, no Espaço Thelema, na próxima terça-feira (07), às 19h30, no Centro de Vitória. O bate-papo com Wilson será mediado pelo editor e coordenador da Livraria Catraia, Gabriel Nascimento. A atividade faz parte da programação do projeto Entrelaços, por meio do qual serão realizadas atividades culturais gratuitas durante todo o ano de 2025.
Autor de 29 livros, Wilson Coelho transita por diversos gêneros literários. Já publicou romances, contos, dramaturgias e ensaios. Um de seus livros de poemas é Deixem-falar, lançado em 1981. Como romancista ele também se destacou em diversas obras, como em Era sem forma e vazia, cujo personagem principal é um jovem que contesta o governo ditatorial.
Em A Palavra Criatura, Wilson mostra seu lado como autor de contos. Como ensaista, destaca-se a obra Maomé vai a Montaigner, com textos sobre temas diversos, entre eles, filosofia política, críticas literárias e de cinema. Na dramaturgia uma de suas obras publicadas foi Dram, Act e Urge, que trata da crise da dramaturgia. A obra chegou a ser premiada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná.
O artista também tem 30 espetáculos teatrais montados. Um deles é Violeta de Los Andes, que chegou a ser apresentado no XI Enfetela – Encuentro Festival Teatro Latinoamericano, em La Granja, na Cidade de Santiago, no Chile, há um ano.
Entrelaços
O Entrelaços teve início com a I Viradinha da Thelema, no dia 8 de fevereiro. Seu objetivo é dar continuidade aos projetos já existentes, criar novas atividades, fortalecer o diálogo entre agentes culturais, parceiros, artistas e a comunidade, além de abranger o maior número possível de participantes nas atividades culturais, que englobam ações como o Projeto Ensaios, com a apresentação de músicas autorais de artistas locais; e Prosas Literárias. Ambas as ações já são desenvolvidas pela produtora cultural da Thelema, Ruth Rangel.
O Entrelaços é realizado por meio do Edital de Programação Continuada de Espaços Culturais, da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
A Thelema
A Thelema foi inaugurada em fevereiro de 2018, em um espaço na rua Gama Rosa, Centro de Vitória. Em pouco tempo, o espaço cultural passou a ser referência para a classe artística e para o público, principalmente o da Capital, atraindo também pessoas de outros municípios da Grande Vitória. Assim, a estrutura física onde estava instalada se tornou pequena para a quantidade de pessoas que iam até lá participar das atividades e também para os projetos que estavam sendo propostos pelos produtores da Thelema e por artistas locais.
A solução foi encontrar um espaço maior para se instalar. Por isso, a partir de 2020, a Thelema passou a funcionar na rua Graciano Neves, também no Centro de Vitória, em uma edificação de quase 100 anos que passou muito tempo abandonada após a morte das quatro irmãs que ali habitavam: Oneide, Odaleia, Odete e Olga, todas pianistas. A Thelema se encontra ainda hoje neste imóvel.
Serviço:
Prosas Literárias com Wilson Coelho
Data: 07/10 (terça-feira)
Horário: 19:30h
Local: R. Graciano Neves, 90 - Centro, Vitória – ES.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
(27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br