04/05/2017 13h35 - Atualizado em 10/05/2017 17h07

Vídeo produzido por usuários da rede de saúde mental será exibido no Sônia Cabral

Um vídeo que traz experiências sensoriais e cognitivas, evidenciando e valorizando das capacidades produtivas e criativas de pessoas em processo de transtorno mental. Este é o curta-metragem "Loucos por Cinema", que foi produzido em oficinas de cinema e cineclubismo por pacientes do Hospital Estadual de Assistência Clínica (HEAC) e do Centro e Atenção Psicossocial (CAPS) Moxuara, e que será exibido, nesta quarta-feira (10), às 14 horas, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória. No evento haverá um debate sobre a inclusão e os diagnósticos do transtorno mental com a psicanalista Renata Conde Vescovi, com o diretor do HEAC, Renato Carlos Vieira, e o cineclubista Marcos Valério Guimarães.

 O projeto é resultado das ações do programa Cultura na Saúde Mental – uma parceria  entre o Cineclube Lanterna Mágica, sob coordenação de Marcos Valério Guimarães e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) – que aconteceu entre novembro de 2015 e agosto de 2016.  O projeto, que segue em funcionamento, faz exibições de filmes, promove conversas e propõe momentos de criação audiovisual que agrega outras formas de arte, como literatura, desenho e pintura, estabelecendo como um espaço de realização da potencialidade destes pacientes. O projeto contou com apoio do grupo de pesquisas do Laboratório de Imagens da Subjetividade (LIS), do Programa de pós-graduação de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

O Cineclube Lanterna Mágica foi contemplado pelo Edital 026- Desenvolvimento e Manutenção de Cineclubismo, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

 

 Projeto Cultura na Saúde Mental

 O hospital HEAC (antigo Adauto Botelho) desenvolve há quatro anos, o projeto Cultura na Saúde Mental, que teve início com um show beneficente no Teatro Carlos Gomes com a participação da Filósofa e poetisa Viviane Mosé, e os artistas Kátia Rocha e Zé Renato. Foram iniciados os trabalhos no HEAC com projetos contemplados nos editais de Circulação Cultural da Secult com apresentações de música e teatro, como os do grupo Sol na garganta do Futuro, Sonoridade Barroca, Pode ser Emoriô, A cigarra e a Formiga, Fabrício Miyakawa e a Mesa, Andrea Ramos, CR3SH, Di Morais, etc. Outros destaques do projeto foram as oficinas de artes e as intervenções de grafite nos muros do pátio interno do hospital.

 

Serviço

 Exibição do vídeo "Loucos por Cinema" + Debate

Local:  Palácio da Cultura Sônia Cabral, na Cidade Alta, Centro de Vitória.

Data: quarta-feira (10)

Horário: 14 horas.

Mais informações: 3636.7054

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard