Verão Cultural Sônia Cabral 2025: Arte e cultura para todos os públicos
Prepare-se para celebrar a cultura capixaba na 3ª edição do Verão Cultural Sônia Cabral, que acontece de 1º a 16 de fevereiro de 2025, no Teatro Sônia Cabral, em Vitória. O evento traz uma programação repleta de teatro, dança e literatura, com entrada gratuita, para públicos de todas as idades.
Segundo Renan Oaks, o festival é uma oportunidade única de difundir produções artísticas realizadas em 2024 e fortalecer a cadeia cultural do Espírito Santo:
"Nosso objetivo é criar conexões, promover a circulação das produções e valorizar o rico universo artístico capixaba. É um evento para todos, pensado para celebrar a diversidade do fazer artístico."
O Verão Cultural Sônia Cabral 2025 é uma realização do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e conta com o apoio do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura). A programação reflete o compromisso com a valorização dos artistas locais e o incentivo ao acesso democrático à cultura.
Programação:
1º de fevereiro - Teatro
“Os Indesejáveis” – Associação Cultural CADOZ
Horário: 19h30 | Classificação: 14 anos
Com dramaturgia de Márcio Marciano e texto de Ozeias Alves, o espetáculo aborda temas sensíveis como a formação de milícias e suas consequências sociais, tudo ambientado na ficção Alvorada.
05 de fevereiro - Noite Literária
Lançamento de Livros: “A Duração da Sombra” e “Corpo de Lua, Coração de Sol”
Horário: 19h30 | Classificação: 12 anos
As autoras Fernanda Nali, Ione Duarte e Fabiola Sampaio conduzem um bate-papo literário, compartilhando histórias e inspirações de suas obras.
06 de fevereiro - Dança
“Afro de Todas as Cores” – Grupo Estirpe
Horário: 19h30 | Classificação: Livre
Um espetáculo emocionante que traz à cena as histórias e contos dos orixás, conectando o público à riqueza da cultura popular negra.
07 de fevereiro - Dança
“(In)Quadros” – FAFI
Horário: 19h30 | Classificação: Livre
Mergulhe na história da arte por meio da dança com o espetáculo de formatura do Curso Técnico em Dança da FAFI, uma viagem por períodos artísticos traduzidos em movimento.
08 de fevereiro - Teatro
“Eu Não Sou uma Sigla” – Marcelo Oliveira
Horário: 19h30 | Classificação: 12 anos
Um convite à reflexão sobre a violência enfrentada pela comunidade LGBTQIAPN+, trazendo resistência e empoderamento ao palco.
09 de fevereiro – Teatro
A lenda do homem sem nome – Grupo Gota Pó e Poeira
Horário: 18h00| Classificação: Livre
O espetáculo conta a história de um homem sem nome, um velho sovina e interesseiro que oculta um passado misterioso com forças sobrenaturais. Para ver sua propriedade novamente bem e com dinheiro no bolso, o “homem sem nome” refaz um pacto que pode custar a vida de Toninho, o seu filho. E é Sebastião, o empregado da propriedade, quem pode mudar o rumo dessa história com ajuda de um santo. A peça é uma adaptação da lenda capixaba A Pedra do Diabo, que fica no bairro de Inhanguetá em Vitória, e traz música, humor, costumes, e resgate da oralidade do Estado.
13 de fevereiro – Dança
Nós de Lama – Descalços Cia de Artes
Horário: 19h30 | Classificação: Livre
Nós de Lama” é fruto de intensas pesquisas que partem das relações que se estabelecem entre corpo e lama. Tendo como base a linguagem artística da dança, em sua dimensão múltipla e expressiva, a obra se utiliza de abordagens contemporâneas como jogos cênicos, improvisações e laboratórios de movimento para sua criação e execução.
14 de fevereiro – Teatro
Como o Vento – Escola de Atores
Horário: 19h30 | Classificação: Livre
A peça "Como Vento" é uma obra que propõe um encontro com as emoções humanas mais universais, explorando temas como a efemeridade da vida, a busca por significado e o impacto da arte na transformação pessoal. O espetáculo é uma experiência sensorial, que mistura a acrobacia física com a reflexão emocional, um convite para que o público mergulhe no imaginário e na alma dos artistas circenses.
15 de fevereiro – Dança
XOKOTÔ - Cabeluxo Produções
Horário: 19h30 | Classificação: Livre
XOKOTÔ é uma obra coreográfica que desafia as narrativas eurocêntricas e patriarcais ao trazer à tona a multiplicidade das identidades femininas, ainda envoltas em estigmas historicamente construídos. A performance utiliza das estratégias contemporâneas de dança para explorar e provocar essas identidades, questionando as noções de pureza, moralidade e santidade que, durante séculos, submeteram-nas a rótulos pejorativos como “diabólicas”, “prostitutas” e “cadaverizadas”.
16 de fevereiro – Teatro
Lançamento do Livro: Poder do meu Cabelo"- Com Ione Duarte
Horário: 15h20 | Classificação: Livre
O livro “O Poder do Meu Cabelo” é uma narrativa sobre Vitória, uma menina que, com o apoio de sua mãe, descobre a força de sua identidade. Através das imagens de personalidades negras, da capoeira e do contato com sua ancestralidade, ela aprende a valorizar sua estética, suas escolhas, sua história e sua cultura, fortalecendo sua autoestima e se empoderando. Essa é a jornada de Vitória em busca da alegria em ser quem ela é.
"Cadê Mafalda?" – Grupo Rerigtiba
Horário: 16h | Classificação: Livre
Espetáculo infantil que encanta crianças e adultos com a história de Mafalda, uma menina curiosa e inspiradora.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br