Trilhas da Cultura: edição e montagem para cinema é o tema da última masterclasses de formação audiovisual
.jpg?v=638811903270469280)
Fechando o ciclo de masterclasses do Trilhas da Cultura — Programa de Formação, Capacitação Técnica e Qualificação Profissional para o Segmento Audiovisual do Espírito Santo — o encontro “Edição e Montagem para o Cinema”, com a cineasta pernambucana Natara Ney, inicialmente previsto para o início de abril, acontecerá no próximo dia 05 de maio, às 18 horas, no Hub ES+, no Centro de Vitória. O Trilhas da Cultura é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult ES), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.
As inscrições gratuitas para participar da masterclass foram reabertas e podem ser feitas por meio do Mapa Cultural ES. Os participantes já inscritos e que desejam participar da formação na nova data, têm sua vaga garantida.
Radicada no Rio de Janeiro desde 1993, Natara Ney desenvolveu uma carreira marcada por produções premiadas e de engajamento social. Na aula, a profissional vai dividir com o público a sua experiência como montadora em importantes obras do cinema brasileiro. Como montadora, trabalhou na adaptação cinematográfica de Pluft, o Fantasminha, de Rosane Svartman; e nos documentários Divinas Divas, de Leandra Leal; e O Mistério do Samba, de Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, em que também assinou os roteiros.
Também é diretora do aclamado doc Espero que Esta te Encontre e que Estejas Bem. Roteirizou, dirigiu e montou o documentário Cafi, em parceria com Lírio Ferreira. Dirigiu as séries Quem Ela Pensa Que É, Yoga em Todo Lugar e O Que eu Quero Dizer Quando Falo de Amor. Seu documentário mais recente, Elza Infinita, co-dirigido por Erika Candido, recebeu destaque no New York Film Festival.
Cursos
Na nova etapa do Trilhas da Cultura, que tem início a partir de 05 de maio, quando serão oferecidos dez cursos de formação nas áreas de Criação; Direção Audiovisual; Foto, Som e Arte; Produção; Finalização e Pós-Produção, com duração de 60 horas cada. As inscrições gratuitas aconteceram de 11 de março a 11 de abril, no site do Mapa Cultural ES.
O programa Trilhas da Cultura também oferece uma ajuda de custo de R$600 (seiscentos reais) para 200 vagas ofertadas. O recurso da bolsa será repassado em três parcelas para os alunos participantes que comprovadamente tiverem frequência igual ou superior a 80% das aulas. A mesma porcentagem será aplicada para a frequência, o que garante o certificado de conclusão de curso.
Serão ainda disponibilizadas outras cinco vagas especiais para cada um dos dez cursos de qualificação totalizando 250 vagas (25 por curso). Para essas vagas não será disponibilizada ajuda de custo. Para cada formação será aplicada a reserva de vagas garantindo mínimo de 20% das vagas para pessoas negras; mínimo de 10% das vagas para pessoas indígenas, 30% para mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, além de mínimo de 10% das vagas destinadas a pessoas residentes em territórios atendidos pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida.
Serviço:
Masterclass “Edição e Montagem para o Cinema”, com Natara Ney
Local: 05 de maio, sábado
Horário: 10h
Local: Hub ES+ - Praça Costa Pereira, 30, Centro – Vitória
As inscrições gratuitas aconteceram de 11 de março a 11 de abril, no site do Mapa Cultural ES.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583