11/05/2023 12h12 - Atualizado em 15/05/2023 15h47

Tradicional festa Raiar da Liberdade é realizada em Monte Alegre com presença de grupos culturais do estado

Foto: Luan Volpato

A comunidade quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, está em ritmo de preparativos para a tradicional festa Raiar da Liberdade, que neste ano completa 135 anos de existência. Há mais de meio século sob comando da mestra de caxambu Maria Laurinda Adão, a comemoração começa às 17h deste sábado (13).

Nesse misto de celebração e protesto, o público poderá ver de perto a atuação de alguns dos grupos que compõem o patrimônio cultural do estado, com apresentações de folias de reis, charola e bate-flechas de São Sebastião, boi pintadinho, quadrilha, entre outras manifestações. O grande destaque são os grupos de jongo e caxambu, em especial o Caxambu Santa Cruz, anfitrião da festa, do qual Maria Laurinda é mestra.

“Eu participo dessa festa desde que era criança. Naquela época, era organizada pelos meus avós, e depois pela minha mãe”, afirma Maria Laurinda. Sua irmã Adevalmira, que é responsável por comandar o toque do instrumento caxambu durante as rodas, acrescenta ser “uma honra iniciar a roda de caxambu, acendendo da fogueira”.

Segundo a tradição oral, a celebração começou em 13 de maio de 1888, por ocasião da assinatura da Lei Áurea. Considerada a mais antiga festa da cultura tradicional do Espírito Santo, em breve será declarada patrimônio cultural imaterial do estado, a partir de um projeto de inventário realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 012/2020, de valorização de patrimônios imateriais registrados e reconhecidos, da Secretaria da Cultura (Secult).

Neuza Gomes Ventura, uma das mestras do Caxambu Santa Cruz, afirma que é preciso sempre comemorar o 13 de maio, porque não se pode nunca esquecer que durante séculos o povo negro foi escravizado com a permissão do Estado brasileiro.

“Para mim, essa data não deve ser comemorada, e sim, relembrada como uma das datas símbolo da resistência do povo negro. A abolição foi uma grande conquista do povo negro, e só foi possível com muita luta dos negros escravizados”, ressalta Genildo Coelho Hautequestt Filho, gestor de projetos da Associação.

Desde 2000, o Raiar da Liberdade no quilombo Monte Alegre é organizado em parceria com a Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense. Neste ano, é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), que viabilizou patrocínio da EDP.

Durante o Raiar da Liberdade, haverá também mais uma edição dos projetos Roda do Mês (contemplado pela Lei Rubem Braga, da Prefeitura de Cachoeiro) e Difusão da Identidade Caxambuzeira (também com recursos do Funcultura). Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do caxambu, por meio desses projetos os adultos transmitem às crianças e aos adolescentes da comunidade seus ensinamentos de forma prática. Além disso, há uma interação entre diferentes grupos de caxambu, que se encontram para trocar experiências e fortalecer suas identidades por meio das rodas.

Serviço:

Programação do Raiar da Liberdade

17h. Missa celebrada pelo padre Daniel Nyanydh e pela equipe de música da Pastoral Afro da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

18h. Abertura do 135º Raiar da Liberdade

18h30. Mesa de debate “Direito à cultura dos povos e comunidades tradicionais: dever do Estado”, com Rosimar Domingos, mestra do Caxambu do Horizonte; Luciene Carla Francelino, professora de História da rede municipal de ensino de Cachoeiro de Itapemirim; Camila Valadão, deputada estadual e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo

19h30. Lançamento do livro “Memórias do Caxambu Santa Cruz”, de Genildo Coelho Hautequestt Filho, Luan Faitanin Volpato e Rosângela Venturi Barros

20h. Apresentação de grupos de Patrimônio Imaterial

21h. Feijoada comunitária

22h. Encerramento

Como chegar a Monte Alegre

Siga pela BR-482, no sentido Cachoeiro x Alegre. Vire à direita no trevo de Burarama. Após passar pela sede do Incaper, vire à direita em uma estrada não pavimentada e continue seguindo por mais 8km nessa mesma estrada (que passa por dentro da Floresta Nacional de Pacotuba), até chegar ao quilombo. A localização de Monte Alegre no Google Maps é https://goo.gl/maps/QKeE8Y9ufkq7PrZw8.

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / (27) 99753-7583 / (27) 99902-1627