20/03/2026 14h46 - Atualizado em 20/03/2026 14h50

Terreiro Criativo abre inscrições para oficinas culturais e para expositores da Feira Criativa em Fundão

Estão abertas as inscrições para participar das atividades do Terreiro Criativo, na Casa Thelema, localizada no distrito de Praia Grande, em Fundão. O evento propõe um encontro entre arte, saberes tradicionais e economia criativa, com foco na valorização das expressões da cultura afro-brasileira. A iniciativa também contará com as oficinas gratuitas de Dança Afro-brasileira Cênica e de Produção de Mini Casacas. A programação será realizada no dia 11 de abril (sábado).

O projeto é realizado por meio do Edital n° 04/2024 - Valorização Territórios e Diversidade Cultural, da Secretária da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espirito Santo (Funcultura), e da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura (MinC), e do Governo Federal.

Além de reunir apresentações musicais, manifestações da cultura popular e uma feira com empreendedores locais, o projeto também abre espaço para formação e troca de conhecimentos por meio de das oficinas gratuitas de Dança Afro-brasileira Cênica e de Produção de Mini Casacas.

Com um dia inteiro de programação, o Terreiro Criativo também contará com Samba da Ury, roda de capoeira e makulelê e show de Marol Raiz e Banda, compondo um encontro que celebra música, dança, arte e tradição.

Oficinas


A oficina de Dança Afro-brasileira Cênica propõe uma vivência corporal que dialoga com matrizes africanas presentes na dança brasileira, explorando movimento, ritmo e expressão como ferramentas de criação e conexão com a ancestralidade. 

A Oficina de Produção de Mini Casacas convida os participantes a conhecer o processo de construção do instrumento tradicional capixaba, elemento fundamental do congo, uma das manifestações culturais mais emblemáticas do Estado. 

Ambas oficinas possuem ajuda de custo no valor de R$ 100 para os participantes. Os interessados podem se inscrever por meio do link na bio no Instagram da Casa Thelema (@casathelemapg)


Exposição e comercialização na Feira Criativa
O Terreiro Criativo também está com inscrições abertas para artistas, artesãs, artesãos e empreendedores criativos interessados em expor e comercializar seus trabalhos na Feira Criativa, que fará parte da programação do evento. A iniciativa busca fortalecer a circulação da produção artística e artesanal da região, incentivando oportunidades de geração de renda e ampliando o contato do público com diferentes formas de criação.

Serviço


Terreiro Criativo
Data: 11 de abril
Hora: 10h
Local: Casa Thelema – Praia Grande, Fundão. Rua dos Pioneiros (entrada pela praia)
Inscrições para oficinas e Feira Criativa AQUI 


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard