10/06/2024 13h31 - Atualizado em 10/06/2024 13h34

Silva é o próximo convidado do Programa Sílabas e Sons no dia 18 de junho

O Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, recebe no próximo dia 18, às 19h30, o capixaba Silva em mais uma edição do Programa Sílabas e Sons no Espírito Santo. O público poderá conhecer o trabalho de um artista que se dedica intensamente a construir novos caminhos entre tempos e estéticas musicais diferentes.

Cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista, Silva tem seis álbuns autorais, turnês nacionais e internacionais, releituras e parcerias com grandes nomes da música que o levaram à indicação do Grammy Latino. O último lançamento de Silva, "Encantado" (2024), traz participações de Arthur Verocai, Jorge Drexler, Leci Brandão, Carminho, Marcos Valle e Gabriela Leite.

O bate-papo musical com a condução e curadoria do professor Decano da PUC Rio, Júlio Diniz, conta também com a participação da Orquestra Jovem Capixaba. Composta por diversos jovens e adolescentes, músicos em formação profissional, a iniciativa une música de câmara e sinfônica, com estilos urbanos como samba, rap, pop, funk e outros, sendo desenvolvida em áreas de vulnerabilidade social na Região Metropolitana da Grande Vitória.

O Programa Sílabas e Sons é realizado pela Aurum Produção e Eventos, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo e o Governo do Estado de Minas Gerais.

Os ingressos poderão ser retirados gratuitamente na plataforma Sympla, a partir das 12 horas do dia 10 de junho, NESTE LINK. O Programa incentiva a ação solidária de doação de 1kg de alimento não perecível por participante, que serão destinados às entidades sociais de atendimento às crianças e aos adolescentes de Vila Velha.

Orquestra Jovem Capixaba

A Orquestra Jovem Capixaba é composta por diversos jovens e adolescentes, músicos em formação profissional, mas já com vasta experiência no mercado local. A iniciativa conjunta da TonoBooks Produções LTDA e do Instituto Cultura Viva tem transformado a vida de crianças e adolescentes das principais comunidades da Grande Vitória.

Juntos, realizam diversos projetos com jovens e adolescentes sob a coordenação do presidente e maestro Eduardo Lucas, referência nacional em orquestras e ensino musical.

O Sílabas e Sons

O Programa Sílabas e Sons, desde de 2022, já recebeu milhares de pessoas e promoveu encontros com renomados artistas e o público, como Zezé Motta, Toni Garrido, Leila Maria, Elisa Lucinda, Jorge Vercillo, entre outros, no Museu Boulieu, na cidade de Ouro Preto, no Museu de Mariana, na rota do turismo histórico de Minas Gerais e no Parque Cultural Casa do Governador, em Vilha Velha, no Espírito Santo.

Em cada encontro mensal, o programa aproxima o público da trajetória de nomes consagrados, por meio de um bate-papo descontraído e entremeado de performances e canções. O programa é um convite para que o público se aproxime da trajetória desses artistas, suas histórias de vida, curiosidades sobre a carreira, revelando opiniões e valores, além de possibilitar o diálogo direto, dinâmico e produtivo com o público.

Ao contar com a mediação do pesquisador Júlio Diniz, o projeto tem como objetivo ampliar a compreensão da trajetória bem-sucedida de Silva, mostrando também o trabalho árduo que acontece por trás dessas carreiras, desmitificando muito da aura que cerca a profissão do artista.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovam conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. O compromisso dessa iniciativa é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

Desde a criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do País. Entre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA).

Serviço:

Bate-papo musical com Silva e Júlio Diniz – e participação Orquestra Jovem Capixaba – Programa Sílabas e Sons

Data: dia 18 de junho (terça-feira)

Horário: às 19h30

Local: Parque Cultural Casa do Governador – localizado à Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha – Espírito Santo.

Ingressos Solidários no SYMPLA:

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br