02/02/2023 16h16 - Atualizado em 03/02/2023 15h02

Seminário no MAES vai debater direitos autorais em espaços culturais 

 

O encontro tem como objetivo abordar os direitos relacionados à exibição e divulgação de acervos, principalmente, aqueles que se encontram em espaços culturais.

Vamos conversar sobre direitos autorais? Na próxima quarta-feira (08), às 18h30, o Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), que fica no Centro de Vitória, vai sediar um seminário sobre Direitos Autorais em Espaços Culturais. A atividade faz parte de uma parceria entre a Secretaria da Cultura (Secult) e o Wikimovimento Brasil para, entre outras ações, discutir o desenvolvimento de diretrizes de propriedade intectual da Midiateca Capixaba.

O encontro será conduzido pelos advogados Alice Lana e Victor Pavarim, ambos integrantes do InternetLab, um centro independente de pesquisa interdisciplinar que promove o debate acadêmico e a produção de conhecimento nas áreas do Direito e da Tecnologia, sobretudo no campo da Internet. 

O encontro tem como objetivo abordar os direitos relacionados à exibição e divulgação de acervos, principalmente, aqueles que se encontram em espaços culturais, além de direitos de uso de imagem, direitos patrimoniais, licenças etc. “Este é um tema pouco abordado nas instituições, mas que tem sido discutido desde a concepção da Midiateca Capixaba, considerando sua missão de difusão dos Acervos capixabas”, afirmou a idealizadora da plataforma recém-lançada Midiateca Capixaba, Paula Nunes.

Parceria

Ao longo de 2023,  em parceria com o Wiki Movimento Brasil (WMB), o InternetLab vai realizar um amplo trabalho de análise e licenciamento do acervo da Midiateca Capixaba. O objetivo do projeto é dar segurança às atividades realizadas pela plataforma, por meio do estabelecimento de protocolos e boas práticas, conferindo ainda mais solidez à iniciativa.

Espera-se que as instituições públicas envolvidas na Midiateca Capixaba, tendo em mãos as informações necessárias para avaliarem os riscos associados às suas atividades diárias, possam, de um lado, atender à missão principal de todo e qualquer acervo de memória – a promoção de acesso à cultura –, e, de outro, respeitar os direitos dos autores, valorizando cada vez mais sua contribuição para o campo da cultura.  

Serviço: 

Workshop: Direitos Autorais em Espaços Culturais

Dia: 08/02 (quarta-feira)

Hora: 18h30 

Local: Museu de Arte do Espírito Santo (MAES)
Av. Jerônimo Monteiro, 631 - Centro, Vitória

Entrada gratuita 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac/ Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com  

comunicacao@secult.es.gov.br/ brasão@secult.es.gov.br 

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard