15/08/2024 14h16 - Atualizado em 15/08/2024 15h15

Seminário debate políticas públicas e convergências na gestão do patrimônio cultural do Estado nesta sexta-feira (16)

Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com a Secretaria da Cultura (Secult), o Instituto Penedo promove nesta sexta-feira (16), das 14 às 18 horas, o seminário Convergências na gestão do patrimônio cultural do Espírito Santo, com a participação de pesquisadores e especialistas. É uma atividade aberta ao público e que celebra a Semana do Patrimônio, realizada entre 12 e 18 de agosto em todo o Brasil, visando a aproximar a população do Patrimônio Cultural Brasileiro.

 

O evento é aberto ao público e será realizado no espaço HUB ES+, localizado na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. Participam da abertura o superintendente regional do Iphan, Joubert Jantorno Filho, e o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, além do presidente do Instituto Penedo, o arquiteto Kleber Frizzera.

 

Os especialistas se reunirão em uma mesa-redonda na qual serão debatidas questões, como as políticas públicas existentes atualmente para a preservação e a promoção do patrimônio material, numa perspectiva de gestão que envolve as esferas federal, estadual e municipal; as diretrizes para o registro do patrimônio e os conceitos que mobilizam essas políticas e ações.

Também será debatida a preservação do patrimônio imaterial, que abrange três grandes categorias: os saberes e modos de fazer; os eventos, celebrações e as expressões lúdicas e artísticas, que requerem políticas públicas, como espaços para as práticas culturais e coletivas, além de financiamento e valorização.

 

O coordenador do Seminário e presidente do Instituto Penedo, Kleber Frizzera, destaca que o patrimônio, seja ele material ou imaterial, é um elemento importante na constituição da memória e do presente, além de ser um elo para projetar o futuro. “Precisamos pensar em conjunto para que possamos recuperar, destacar e valorizar as diversas contribuições, materiais e imateriais, identidades e expressões culturais na formação de um projeto coletivo, na constituição de um patrimônio público que seja sempre e democraticamente retomado como contribuição para as formulações sobre o futuro das nossas cidades”, afirmou Frizzera.

 

Para o superintendente do Iphan-ES, Joubert Jantorno Filho, é importante que se compreenda o patrimônio histórico-cultural como promotor de inúmeras oportunidades e potencialidades, que devem ser aproveitadas de forma inteligente no presente, compatibilizando a preservação com o desenvolvimento social, cultural e econômico local.

“É relevante a realização deste seminário, em formato de parceria entre as esferas públicas federal e estadual e o terceiro setor, como um modelo desejável de articulação para que as políticas públicas sejam formuladas, propiciando ampla participação da sociedade”, salientou Jantorno Filho.

 

O secretário Fabrício Noronha também destaca que o Seminário Convergências na gestão do patrimônio cultural do Espírito Santo é um importante momento para discutir a proteção ao patrimônio e às formas de intensificar a preservação, por meio das parcerias federal, estadual e municipal, alinhando as políticas sobre o tema. “Além disso, é uma oportunidade relevante para mobilizar a sociedade, afirmando seu papel de multiplicadora do senso de responsabilidade coletiva da preservação”, pontuou Noronha.

 

Programação e participantes do Seminário Convergências na gestão do patrimônio cultural do Espírito Santo:

 

16/08/2024 – sexta-feira

14h: Abertura

Joubert Jantorno Filho, superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan), Fabrício Noronha, secretário de Cultura do Espírito Santo (Secult)


Kleber Frizzera
, arquiteto e presidente do Instituto Penedo.

 

15h- Mesa-redonda:  Convergências na gestão do patrimônio cultural do Espírito Santo

Filipe Oliveira da Silva, historiador, doutor em História Social (Iphan-ES)

Patrícia Bragatto, arquiteta e urbanista, gerente de Memória e Patrimônio da Secretaria da Cultura do Espírito Santo (GMP – Secult-ES)

Melina Santos Marques, arquiteta e urbanista (Iphan-ES)

Debatedora: Professora doutora Renata Hermanny, Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufes (DAU/Ufes)


17h:
 Debate aberto ao público


18h:
 Encerramento

 

Todas as atividades acontecerão no HUBES+
Praça Costa Pereira, 30, Centro, Vitória-ES

Tel: (27)99574-4755

hubesmais@secult.es.gov.br

Haverá emissão de certificado.

 

Contato para mais informações: 99583-0069 (Kleber Frizzera)

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard