Segunda sessão do Cineclube ‘E Eu, Mulher Preta?’ acontece nesta sexta-feira (16)

Nesta sexta-feira (16), às 19 horas, a Praça do Carmo, será palco da 2ª sessão do cineclube “E Eu, Mulher Preta?”, um espaço de exibição e reflexão sobre as múltiplas vivências de mulheres negras no Brasil. Nesta edição, serão exibidos os curtas-metragens "Mãe Solo", da diretora Camila de Moraes, e "Peripatético", da diretora Jessica Queiroz — obras potentes que retratam a juventude negra, maternidade, marginalização e resistência.
A sessão propõe um diálogo direto com os temas da falsa abolição e dos direitos humanos, problematizando a persistência do racismo estrutural e as violências cotidianas enfrentadas por corpos negros — especialmente por mulheres negras —, mais de um século após a abolição formal da escravidão. No mês em que se marca o 13 de Maio, o cineclube convida o público a refletir sobre o que de fato foi (ou não foi) abolido.
Após a exibição, haverá uma roda de conversa aberta, estimulando o debate coletivo e a construção de narrativas a partir da perspectiva das mulheres pretas.
O projeto "E eu, mulher preta?” é realizado por meio do Edital de Difusão Audiovisual do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).
“Mãe Solo”
“Mãe solo” é um curta-metragem documentário que retrata as histórias de duas mães solo, trazendo consigo algumas reflexões essenciais sobre como a responsabilidade na criação dos filhos recai sobre as mulheres e expõe as questões que envolvem a falta de apoio, acolhimento e superação.
“Peripatético”
Simone, Thiana e Michel são três jovens moradores da periferia de São Paulo. Simone está à procura do seu primeiro emprego, Thiana tenta passar no concorrido vestibular de medicina e Michel ainda não sabe o que fazer. Em meio às demandas do início da fase adulta, um acontecimento histórico em maio de 2006 na cidade de São Paulo muda o rumo de suas vidas para sempre.
Serviço:
Cineclube “E Eu, Mulher Preta?” – 2ª Sessão
Data: 16/05 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Obanga - Gastronomia Criativa, Praça da Igreja do Carmo – Praça Irmã Joséfa Hosana, Centro, Vitória.
Curtas exibidos: "Mãe Solo", da diretora Camila de Moraes, e "Peripatético", da diretora Jessica Queiroz.
Evento gratuito
Mediação: Marilene Pereira
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br