16/02/2024 17h35 - Atualizado em 16/02/2024 17h41

Secult promove reunião técnica on-line com organizações interessadas em atuar na gestão do Parque Cultural Casa do Governador

Na próxima quarta-feira (21), às 15h, a Secretaria da Cultura (Secult) realiza uma reunião técnica on-line para apresentação do Edital de Chamamento Público que visa selecionar uma organização da sociedade civil (OSC) para ser parceira na gestão administrativa do Parque Cultural Casa do Governador, localizado na Praia da Costa, em Vila Velha.

O encontro virtual, a ser realizado por meio da plataforma Zoom, será uma oportunidade para que entidades interessadas em participar da seleção conheçam todos os detalhes do edital e possam tirar possíveis dúvidas. Para participar da reunião técnica, basta realizar inscrição por meio do formulário disponível neste link.

Podem participar da seleção OSCs com finalidade educativa e cultural, com foco em museologia, artes visuais e inovação – e qualificação comprovada nessas áreas. Além disso, é necessário que as entidades interessadas estejam previamente cadastradas na plataforma Mapa Cultural ES.

Ao todo, serão investidos R$ 4.734.608,37, provenientes do orçamento da Secult, com repasse dos recursos por meio de Termo de Colaboração entre as duas instituições, visando à execução de um programa de formação e capacitação, assim como de difusão técnica e criativa, com realização de cursos, oficinas, encontros, performances, ações educativas, convivências, entre outras atividades.

O edital e seus anexos estão disponíveis no site da Secult. Após as inscrições, serão avaliadas propostas criativas voltadas à promoção de arte e cultura, que incluam ações educativas em áreas como história, tecnologia e meio ambiente.

O parque

Instalado na Residência Oficial do Governo do Estado, o parque foi inaugurado em maio de 2022, como um espaço destinado ao público interessado na produção cultural local, tornando-se ainda a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo – que reúne hoje 26 obras de arte permanentes e temporárias, entre esculturas, instalações e site-specifics.

Ocupando uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque Cultural Casa do Governador tem sua infraestrutura compartilhada pela Secult e pela Secretaria do Governo (SEG). Aberto à visitação gratuita, o espaço propõe um diálogo entre arte contemporânea e natureza, segundo três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico.

A partir da gestão em parceria com a OSC, o parque funcionará aberto ao público de terça-feira a domingo, sempre das 8h às 17h. “O Parque Cultural Casa do Governador é sucesso absoluto. Desde sua inauguração, temos recebido pedidos para expandir as atividades e o número de dias abertos à visitação. Com essa parceria, vamos fortalecer esse importante espaço, ampliando e diversificando ainda mais sua programação, garantindo acesso a um público maior, não apenas com atividades culturais, mas também com ações de formação variadas e de sustentabilidade, ativando todos os elos do projeto: arte, história e meio ambiente”, ressalta o secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabricio Noronha.

O projeto do parque inclui a articulação de espaços para capacitação, apresentações, reuniões, oficinas, atividades ao ar livre, convivência e que estimulem o compartilhamento e a interação com a natureza. Há também previsão de criação de uma recepção, uma área administrativa, um miniauditório multifuncional, uma concha acústica e dois mirantes, projetos em execução pelo Governo do Estado.

A execução dessas etapas de infraestrutura poderá ser realizada pela Administração Pública ou por meio de parcerias e patrocínios, com captação de recursos provenientes da iniciativa privada, visando à implementação dos projetos técnicos, sempre em conformidade com as diretrizes do Comitê de Governança do Parque Cultural Casa do Governador.

“Esse modelo de gestão vai proporcionar mais dinamismo e a realização de ainda mais ações no parque. Além disso, agrega a experiência da OSC, trazendo novos projetos e abordagens inovadoras, sempre visando à promoção da diversidade e ao acesso à cultura, envolvendo a população e incentivando a integração do parque na vida cultural da cidade Vila Velha e do Espírito Santo”, acrescenta Fabricio Noronha.

Serviço:

Edital de Chamamento Público para Seleção de OSC – Parque Cultural Casa do Governador

Inscrições até 26 de fevereiro de 2024 pelo Mapa Cultural ES

Edital e anexos disponíveis neste link



Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard