04/10/2023 17h43 - Atualizado em 05/10/2023 10h01

Secult realiza atividades de imersão junto com IBCA para receber e integrar as equipes que vão atuar no Hub ES+

Às vésperas da inauguração do Hub ES+, na próxima terça-feira (10), a Gerência de Economia Criativa (Gecria) da Secretaria da Cultura (Secult) realiza uma imersão interna a fim de receber e integrar as equipes que vão atuar nesse novo espaço multidisciplinar, que vai oferecer atividades gratuitas com foco na cultura, economia, tecnologia e inovação para empreendedores criativos.

O encontro contou com participação da equipe do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), que será responsável pela gestão e administração do hub, localizado no Centro de Vitória, próximo à Praça Costa Pereira. Também participaram demais coordenadores e equipes que compõem o projeto: Juliana Colli, coordenadora de Comunicação do Hub Es+; Robson Malacarne, coordenador do Observatório de Economia Criativa Capixaba; Vitor Souza e Hugo Cristo, coordenadores da plataforma Hub ES+ e ES+Criativo; e Leonardo Lopes, coordenador do LabConecta.

O primeiro dia de imersão aconteceu nessa terça-feira (03), na sede do hub. Na ocasião, o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, e a subsecretária de Estado de Políticas Culturais, Carolina Ruas, fizeram uma apresentação sobre o programa ES+Criativo. O coordenador artístico-cultural geral do hub, Paulo Gois Bastos, e o coordenador de produção Guilherme Rebelo, ambos do IBCA, apresentaram o instituto, os planos e as metas para a gestão do espaço.

Durante o encontro, Fabricio Noronha afirmou que, historicamente, há uma angústia tanto entre os fazedores de cultura e os gestores quanto às políticas públicas culturais, muito voltada ao modelo dos editais. “Às vezes, o que um projeto precisa é de uma conexão muito simples, capaz de gerar mais resultados financeiros, que vão além dos recursos do Estado, ou que seja uma porta para novas parcerias. O ES+Criativo é, em sua essência, um programa que vai além dessa lógica dos editais, a fim de possibilitar essas conexões, potencializar toda a cadeia produtiva envolvida com a cultura”, ressaltou.

Também participaram o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas; a gerente de Economia Criativa da Secult, Lorena Louzada; o gerente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secti, Matheus Benincá; o subgerente de Centros de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Secti, Paulo Rocha; e o gerente de Inovação da Fapes, Victor Barbosa.

A coordenadora de Comunicação do Hub ES+, Juliana Colli, que acompanha o projeto desde sua formulação, em 2019, comentou que a criação desse espaço, que agora se concretiza, representa um sonho coletivo, que envolveu o trabalho de diversas pessoas e instituições, acumulando experiências e aprendizados, de lá para cá.

“É legal pensar que todo esse processo tem sido, desde o início, extremamente colaborativo. Muitas pessoas, muitas cabeças, cada uma contribuindo com um pedacinho. É, de fato, um trabalho em rede na sua essência. Tem essa missão de ser um lugar de conexão e que seja de fácil acesso ao público”, ressaltou.

A imersão continua nesta quinta-feira (05). Entre as atividades programadas, além da apresentação de equipes e projetos relacionados ao Hub ES+, como o LabConecta e o Observatório da Economia Criativa Capixaba, a diretora de Criação e Comunicação na Vila Consultoria, Bianca Sperandio, apresenta a pesquisa “Ecossistemas Territoriais Criativos”, desenvolvida a partir de uma parceria entre a Secult e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES). Também haverá uma oficina sobre prestação de contas com o assessor técnico da Secult João Adriano Dallapicola Veenings.

Novo espaço

O Hub ES+ será inaugurado no próximo dia 10, às 17h, com evento cultural aberto ao público. Funcionando como um espaço multidisciplinar, vai oferecer ações gratuitas voltadas para o desenvolvimento da economia criativa, da tecnologia e da inovação, tendo a cultura como meio de interconexão entre esses setores.

Primeiro hub público de economia criativa e inovação do Espírito Santo, dedicado a acolher e fortalecer empreendimentos criativos e culturais, o projeto integra o programa ES+Criativo, do Governo do Estado do Espírito Santo, sob coordenação da Secretaria da Cultura (Secult) em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Com gestão e administração pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o Hub ES+ é composto por diversos equipamentos e conta ainda com o Lab Café, cujo foco é a economia criativa da gastronomia e cafeicultura local. O prédio está situado na Praça Costa Pereira, cuja localização é estratégica para abarcar a circulação de pessoas, a diversidade, a inclusão social e a revitalização do Centro Histórico de Vitória.

A programação do Hub ES+ vai oferecer encontros culturais, oficinas, palestras e feiras empreendedoras, entre diversos eventos e formações mensais com início a partir de outubro e inscrições gratuitas. O espaço funcionará de segunda-feira a sábado, das 8h às 20h, com atendimento ao público e disponibilidade para uso dos espaços, a partir de reservas pré-agendadas. Com as atividades, o hub ampliará o acesso da população a conhecimentos e técnicas para potencializar a criação e o desenvolvimento de ideias e negócios criativos e culturais.

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

Whatsapp: (27) 99753-7583