31/05/2023 14h51 - Atualizado em 02/06/2023 13h13

Secult orienta produtores e criativos no ESX 2023

De sexta-feira (02) até o domingo (04), Vitória recebe o grande encontro da economia criativa e do ecossistema de inovação e tecnologia: o Espírito Santo Innovation Experience (ESX) 2023. Em uma estrutura montada na Praça do Papa, na Enseada do Suá, o evento conta com uma programação que inclui oficinas, palestras, painéis e seminários com diversos especialistas, além de startups, instituições e jogos interativos, além de atividades de robótica, entre outras ações.

A Secretaria da Cultura (Secult) estará presente no estande do Governo do Estado, apresentando o Programa ES+Criativo e auxiliando produtores criativos, empreendedores do setor e demais pessoas que dialogam com ideias inovadoras e desenvolvimento tecnológico. Serão discutidas as oportunidades sobre a Lei de Incentivo à Cultura (LICC), a Midiateca Capixaba, o Hub ES +, a Lei Paulo Gustavo, o setor audiovisual capixaba e acessibilidades dos editais da Cultura da Secult.

As inscrições estão abertas, mas são limitadas. AQUI

De acordo com a gerente de Economia Criativa (Gecria) da Secult, Lorena Louzada, o evento é extremamente importante, pois a Secretaria vai poder contribuir e auxiliar os participantes promovendo o conhecimento sobre empreendedorismo criativo e a difusão dos fazeres culturais. “Será uma oportunidade de o público conhecer mais as oportunidades que a cultura oferece. Teremos debates sobre a Lei de Incentivo, a Midiateca, o Hub e a Lei Paulo Gustavo. Um grande encontro dos produtores e criativos com o ecossistema de inovação numa conexão entre startups, instituições e pessoas que sempre dialogam”, enfatiza.

 

SECULT NO ESX

MESAS

02/6 - Sexta-feira às 13h30

Stakeholders e a Lei de Incentivo à Cultura. Convidados: Cíntia Dias (ES Gás)  e Rejane Arruda (SOCA) Mediação: Maria Thereza Magalhães(Subsecretária de Fomento e Incentivo à Cultura da Secult)

 

Conheça as convidadas:

 

Cintia Dias

Cintia Dias é graduada em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo, com pós-graduação em Marketing, Recursos Humanos, Inteligência Empresarial e Meio Ambiente e Sustentabilidade e mestrado em Administração. Atualmente cursa pós-graduação em Governança, Gestão de Riscos e Compliance. Acumula mais de três décadas de experiência docente e na área de comunicação e marketing de várias empresas no Espírito Santo, atuando, atualmente, como assessora de Comunicação e Sustentabilidade da Companhia de Gás do Espírito Santo – a ES Gás.

Rejane Arruda

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo, radicada no Espírito Santo desde 2013, presidente da Associação Sociedade Cultura e Arte - SOCA Brasil -, e diretora do coletivo Cia Poéticas da Cena Contemporânea. Dedica-se a investigação em Artes, desenvolvendo projetos que articulam a produção e circulação de bens simbólicos em Teatro, Cinema, Vídeo e Fotografia, com atividades de formação de artistas e de público, e ações transversais, em função da inclusão, diversidade e impacto social. Idealizadora dos projetos: Escola de Fotógrafos Cegos, Nada Me Falta, Orquestra Brasileira de Cantores Cegos e Cena Diversa, entre outros.

 

 

02/6 - Sexta-feira às 16h

Inovações tecnológicas e acervos da Midiateca Capixaba. Convidados: Fábio Gouvêa (Labic/UFES) / Mediação: Paula Nunes (Secult)

 

Conheça os convidadas:

 

Fábio Gouvêa

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Visitante no Departamento de Sociologia da City University of London (2019-2020). Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), instituição pela qual também é mestre em Comunicação e Cultura (2005).  Tem graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999). Professor adjunto do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordena o Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic), com foco em visualizações de dados e pesquisas de Data Science.

 

Paula Nunes

Graduada em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2011), Especialista em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo Centro Universitário Senac/SP (2015), cursando Pós-Graduação em Gestão e Design em Carnaval pela Faculdade Censupeg. Tem formação complementar nas áreas de museologia comunitária, arqueologia, montagem de exposições, elaboração de projetos e Plano Museológico.  É museóloga da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo desde 2011, prestando assessoria técnica a museus públicos e privados e a assuntos relacionados ao patrimônio cultural. Neste período desenvolveu e orientou a elaboração de projetos museográficos e expográficos de museus, centros culturais e salas de exposição, propôs e executou projetos de parceria entre a sociedade civil e os museus, atua no acompanhamento da Rede de Pontos de Memórias do Espírito Santo e demais parcerias celebradas na área de museus e acervos e atualmente é Gerente do Projeto Estratégico Midiateca Capixaba

 

 

03/6 Sábado às 11h

Mesa: Hub ES+ , coletivos e Ecossistemas Territoriais Criativos; Convidados: Robson Malacarne (IFES) e Bianca Sperandio (Vila Consultoria)

 

Conheça os convidados:

 

Robson Malacarne  (IFES)

 Colíder da Agência de Economia Criativa Experimental (Ifes e HUB criativo), Pesquisa de Pós-doutorado em Desconstrução e Sustentabilidade pela Universidade de Coimbra (Portugal). Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brasil), e pela Universidade de Lisboa (Portugal). Professor do Ifes - Campus Viana. Colíder do Núcleo de Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade (Poiein). Coordenador de Pós-graduação e Extensão do Campus Viana. Professor Permanente do Mestrado Profissional em Humanidades - Campus Vitória - Ifes - PPGEH.

 

 

Bianca Sperandio (Vila Consultoria)

 Antropóloga com MBA em marketing pela USP e especializada em design de experiência do usuário. Visual Storyteller com experiência internacional, atuou em grandes empresas como consultora e produtora de conteúdo organizacional em projetos de economia criativa com temas ligados a empatia, resiliência e empoderamento de lideranças.

 

 

03/6 Sábado às 15h

Metodologia de Linguagem Simples: aproximando governo e cidadãos - SEGER, SECULT (com a gerente do Fundo Estadual de Cultura  (Funcultura) - Catarina Linhales).

15h de 3/6

 

03/6 Sábado às 19h

Mesa: Oportunidades para o setor do Audiovisual. Implementação da Lei Paulo Gustavo no Espírito Santo com Carol Ruas (Subsecretária de Políticas Públicas -  Secult)

 

Carolina Ruas

Carolina Ruas é jornalista, produtora e gestora cultural, com experiência em projetos de arte, cultura, tecnologia e educação. Desde 2019 é subsecretária de Estado de Políticas Culturais do Espírito Santo, na Secult.

 

BALCÃO

Conheça o Hub ES+

Conheça a Midiateca Capixaba

Conheça o Mapa Cultural

 

 

LANÇAMENTOS

Pré Incubação Co Creation Lab - 60 vagas

Informações pelo telefone: (27) 3636 7135

 

 

 

Estande do Governo do Estado.

02/06 - 02/6 - Sexta-feira

PALCO

11h - FapesTalk: Na trilha da inovação - da academia ao mercado;

13h30 - Stakeholders e a Lei de Incentivo à Cultura - Secult;

14h30 - Atendimento digital para os produtores rurais do ES - Seag;

16h - Inovações tecnológicas e acervos da Midiateca Capixaba - Secult;

17h30 - Pitch de Sucesso: Ronaldo Ribeiro (Jade Autism) - Secti;

19h - Inovações tecnológicas apoiadas pelo ICEPi para o SUS capixaba: PADTech, BioBone, 3sHealth, e-Rua e Gota de Vida.

 

03/06 - Sábado

PALCO

11h - Hub ES+ , coletivos e Ecossistemas Territoriais Criativos - Secult e Secti;

14h - Aceleração de Iniciativas Públicas: o que aprendemos em três edições -Seger;

15h - Metodologia de Linguagem Simples: aproximando governo e cidadãos - Seger e Secult;

16h - Incubadoras Estaduais: Insight e Prósperas - Secti;

17h30 - Oportunidades Fapes: experiências e estratégias para participação em editais governamentais;

19h - Oportunidades para o setor do Audiovisual: implementação da Lei Paulo Gustavo no Espírito Santo - Secult.

 

04/06 - Domingo

PALCO

14h30 - Do PitchGovES ao StartupES: Startups e Governo Caminhando Juntos - Seger;

16h - Painel Drones: Sensoriamento remoto no monitoramento de pragas agrícolas & Utilização de Drones no Mapeamento de Áreas de Risco - Seag e IJSN.

 

02 a 04/06

BALCÃO

  • Apresentação dos editais e ações Fapes;
  • Jogos educativos em saúde e sistemas desenvolvidos -ICEPi;
  • ES Empreendedor - Aderes, Secti e Ifes;

Apresentação e inscrição •Formação Avançada - Secti;

  • Hub ES+ / Midiateca Capixaba / Mapa Cultural
  • Lançamento (inscrições abertas): Pré Incubação Co Creation Lab - 60 vagas

 

 

Conheça a programação completa no link:

https://esx.com.es/

 

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / (27) 99753-7583 / (27) 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard