13/11/2019 16h41 - Atualizado em 27/11/2019 14h30

Secult lança Programa ES + CRIATIVO nesta quinta-feira (14)

 Solenidade contará com abertura da Festa da Criatividade.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), lança nesta quinta-feira (14), a partir das 18 horas, no Palácio Anchieta, em Vitória, o Programa ES+CRIATIVO. O programa tem o objetivo de desenvolver a economia criativa nos territórios do Espírito Santo, por meio de políticas, diretrizes e outras ações integrando assim a diversidade cultural, a inclusão social, a sustentabilidade e a inovação. A entrada é gratuita.

 Partes das ações do programa são pautadas nas demandas, percepções e impressões, sobre a área da Economia Criativa feitas pelos próprios profissionais do setor que foram respondidas através da pesquisa ES+CRIATIVO, publicada pela Secult e divulgada durante os encontros da Imersão da Cultura realizada em Vitória, durante o mês de setembro. A pesquisa auxiliou a Secult na formulação do debate acerca da importância destes segmentos para a economia local e nas políticas públicas focadas no setor.

 No mesmo evento, a professora e pesquisadora da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Cláudia Leitão, irá apresentar a palestra “Panorama da Economia Criativa”. O debate fará a abertura da série de encontros do Seminário Internacional de Economia Criativa que irá acontecer durante a sexta-feira (15) também no Palácio Anchieta. Finalizando a noite, um Pocket Show com a cantora Budah.

De acordo como secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, “Foram meses de construção coletiva de um programa completo, de longo prazo e estruturante. É a reunião da cultura e da criatividade como uma oportunidade de um novo vetor de desenvolvimento para o Espírito Santo” destaca.

Para a gerente de Economia Criativa (Gecria) da Secult, Lorena Louzada, O programa pretende posicionar a cultura e a criatividade como eixos centrais do desenvolvimento socioeconômico no Estado. “O programa ES + Criativo é uma prova ao mercado como a economia criativa ganhou importância na atualidade em função das possibilidades que ela conduz. Quer seja em função dos aspectos sociais e culturais, quer seja em função dos aspectos econômicos e seus resultados para outras áreas de economia do Estado”, destaca Louzada.

 O lançamento do programa ES + Criativo e Seminário Internacional de Economia Criativa fazem parte da programação da Festa da criatividade, promovida pela Gerência de Economia Criativa (Gecria) da Secult em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre os dias 14 a 17 de novembro.

Saiba mais sobre a programação no LINK.

A ação vai discutir oportunidades e estratégias de desenvolvimento do setor por meio de diversas atividades: seminário internacional, feira empreendedora, circuito de artes, ciclo de Hackathons, entre outras atrações. Leia mais sobre a programação aqui.

 Seminário Internacional de Economia Criativa

 O Seminário Internacional de Economia Criativa apresentará, na sexta-feira (15), mesas de debate com os temas: Territórios Criativo; Sustentabilidade e Geração de Renda; e Hubs de Economia Criativa. O encontro terá a participação de grandes nomes dos estudos da economia criativa no Brasil e no mundo, como o professor da Queen Mary University de Londres, Paul Heritage e do economista português e presidente da Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas de Portugal, Carlos Martins. Os candidatos que desejam participar melhor se apressarem, pois, as vagas são limitadas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas clicando no link AQUI. 

 Realização

 O programa ES + CRIATIVO é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional do Espírito Santo (Secti); Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes); Secretaria de Turismo do Espírito Santo (Setur); Secretaria de Desenvolvimento do Espírito Santo (Sedes); Secretaria de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo e Laboratório de Inovação na Gestão (Seger / Labges); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Conselho de Economia Criativa - Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Conect/Findes); Serviço Social da Indústria - Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Sesi/Findes); Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes); Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes); Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes); Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN); E Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

 Rede de negócios criativos

O cadastro da rede de negócios criativos tem o objetivo de sensibilizar e mobilizar os atores públicos, privados e da sociedade civil, relacionados ao segmento criativo, sobre a importância da dimensão econômica deste setor, ampliando e diversificando o público beneficiário dos instrumentos de fomento. Envie os dados dos seus negócios e faça parte desta rede.

Segue LINK

 Serviço:

 LANÇAMENTO DO PROGRAMA ES + CRIATIVO

(14/11 - quinta-feira)

17h - Credenciamento

18h -  Lançamento do Programa ES+ Criativo

Palestra: Panorama da Economia Criativa - Cláudia Leitão

Pocket show com Budah 

Entrada gratuita.

Local: Palácio Anchieta, Praça João Clínico, s/nº – Cidade Alta – Vitória.

 

SEMINÁRIO DE ECONOMIA CRIATIVA

(15/11 - sexta-feira)

LocaL: Palácio Anchieta, Praça João Clínico, s/nº – Cidade Alta – Vitória.

9h às 12h - Mesa Territórios Criativos →Objetivo: Economia Criativa e territórios → Mediador: Ronald Carvalho.

09h10h: Palestra “As Transformações dos Territórios e a Economia Criativa”, com Lidia Goldestein;

10h: Palestra Case “Sertão Criativo - PE”, com André Lira;

10hh50: Palestra Case “Boas práticas da Economia Criativa – Portugal”, com Carlos Martins ;

11h30: Debates.

12h às 13h - Almoço

13h as 14h30 - Mesa Sustentabilidade e Geração de Renda → Objetivo: a economia criativa alinhadas aos ODS’s  → Mediador: Bianca Amorim Sperandio.

13h: Palestra “Economia Criativa x ODS”, com Natália Messina;

13h30: Palestra Case “A Ponte para Pretxs”, com Vitor Del Rey;

14h: Palestra Case "People’s Palace Projects", com Paul Heritage;

14h40: Debates.

15h às 17h - Mesa Hubs de Economia Criativa → Objetivo: Como criar infraestrutura e soluções para o desenvolvimento da economia criativa e o papel dos Labs e Hubs → Mediador: Luzanira Carvalho.

 15h: Palestra Case “Centro Sapiens – SC”, com Luiz Salomão Ribas Gomez;

15h30: Palestra Case: “Creative Hubs Academy no Brasil” – Daniel Manjarrés;

16h: Palestra Case “ A experiência da ACATE/SC”, com Arthur Nunes;

16h30: Debates;

17h: Encerramento.

 

Participantes:

 Claudia Leitão

É graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Educação Artística pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). É mestra em Sociologia Jurídica pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Sociologia pela Sorbonne, Université René Descartes (Paris V). É Professora do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará, onde participa do Grupo Unificado de Pesquisa sobre Estudos Turísticos e de Hospitalidade. É membro da Rede de Pesquisadores em Políticas Culturais (Redepcult) e do Conselho Editorial da publicação virtual Políticas Culturais em Revista/ UFBA.

 Lidia Goldestein

É economista referencial no Brasil, é formada pela USP e doutora pela Unicamp. Exerceu o cargo de assessora econômica da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Planejamento do Estado de São Paulo, além de assessora da presidência do BNDES. Também foi analista do Seade, pesquisadora do Cebrap e comentarista de vários programas de televisão.  Comprometida com a geração de conhecimento, foi professora da Unicamp, do Programa de Formação e Aperfeiçoamento da Carreira de Diplomata do Instituto Rio Branco do Itamaraty, em Brasília, e da Escola São Paulo, no curso sobre economia criativa.

 André Lira

O empreendedor e consultor de negócios dos setores da economia criativa, André Lira, encontra-se imerso no universo do empreendedorismo criativo prestando consultorias; ministrando palestras e atividades formativas; realizando projetos nas áreas da produção cultural e artística, tecnologia, políticas públicas, dentre outras. Entre seus clientes está o Sebrae, no qual prestar serviços de consultoria realizando projetos como: SerTão Criativo, com foco no Empreendedorismo Criativo no sertão de Pernambuco; e Redes Criativas em Alagoas. Como resultado destas experiências empreende através da empresa Cultive, focada no desenvolvimento de territórios por meios da criatividade, sustentabilidade e ações colaborativas.

 Carlos Martins

É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (Portugal), tem pós-graduação em Turismo Cultural pela Universidade de Barcelona (Espanha). É doutorando em Geografia pela Universidade do Porto. Foi Coordenador da candidatura e diretor executivo de Guimarães, em 2012, para o título de Capital Europeia da Cultura e da Fundação Cidade de Guimarães; coordenou a candidatura de Braga a Cidade Criativa da Unesco. Foi presidente da ADDICT – Agência de Desenvolvimento das Indústrias Criativas e coordenador do Estudo Macroeconómico “Desenvolvimento de um Cluster de Indústrias Criativas no Norte de Portugal”; coautor do Plano de Gestão do Centro Histórico do Porto Património Mundial da Unesco.

 Paul Heritage

Professor de Drama e Performance da Queen Mary, University of London, Paul é Diretor Artístico de People’s Palace Projects. Como produtor, trabalhou com grandes instituições britânicas levando algumas das mais  importantes  companhias  artísticas  brasileiras  ao  Reino  Unido,  incluindo  Grupo  Galpão  ao Shakespeare’s  Globe Theatre, Grupo Piolin e AfroReggae ao Barbican Centre e Nós do Morro ao Royal Shakespeare Company na Stratford-upon-Avon...Dentre os programas de pesquisa prática que desenvolve continuamente estão: Encounters Beyond Text, Art Transforming Lives, Fórum Shakespeare (que já foi realizado em cinco capitais brasileiras), e Pontos de Contato, um projeto de intercâmbio cultural para artistas, formuladores de políticas e financiadores culturais.

 Paulo Vitor Del Rey

 É presidente do Guetto: Gestão Urbana de empreendedorismo, Trabalho e Tecnologia Organizada. Cientista Social pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) onde ocupa o cargo de Consultor no Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais ao lado do ex-ministro da Educação, Henrique Paim, de quem é Orientando no Mestrado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV. Professor de Empreendedorismo e Inovação na Casa Firjan/RJ; é ativista político dos direitos civis da pessoa negra; além de membro da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil. É idealizador dos aplicativos Kilombu e eMude, respectivamente de empreendedorismo e transparência pública.

 Luiz Salomão Ribas Gomez

O palestrante Luiz Salomão Ribas Gomez possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutorado na Universidade da Beira Interior (UBI - Portugal) em Engenharia e Gestão Industrial. Realizou pós-doutorado em Branding na Iade-Creative University (Lisboa) e em Economia Criativa e Maker Spaces na Saxion University (Enschede - Países Baixos). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde coordena o Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional - LOGO e também o projeto Centro Sapiens, onde está o Cocreation Lab. É co-coordenador da Rede Pronto3D, rede de FabLabs associada ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e também coordena o projeto Nascer, que é a maior rede de pré incubadoras do Brasil. É editor desde 2010, da revista indexada de divulgação científica e-Revista LOGO.

 Alex Lima de Souza

O palestrante Alex Lima de Souza é graduado em Ciências Políticas e Sociologia - UFAC, possui MBA Gestão Empresarial Estratégica – USP e Pós em Inovação e Tecnologia – UNB. Alex está há cinco Anos como gestor de projetos de Economia Criativa e Startups pelo Sebrae/AC. É membro fundador do Aquiri Valley no Acre e do Ecossistema Regional Amazonia Valley. Idealizador e coordenador do Sebrae Lab Sede validação de mercado, além de idealizador e criador da metodologia de pré aceleração de empresas digitais.

 Arthur Nunes

O palestrante Arthur Nunes Medeiros é diretor da Vertical de Economia Criativa da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Atua há 18 anos no mercado audiovisual brasileiro, com experiência em filme, TV e jogos. Foi co-roteirista, diretor e produtor do primeiro longa de animação brasileiro em stop motion, “Minhocas” e trabalhou com parceiros como “PlayKids” (plataforma mobile de conteúdos infantis), “Maurício de Souza Produções” (Turma da Mônica) e “Sanrio” (Hello Kitty).

Atualmente trabalha como diretor e gerente de projeto de séries e jogos, como "Cupcake Monsters", ganhador do prêmio de desenvolvimento do Prodav 05/2014 e do prêmio SAV - Edital 08/2018 (Narrativas Transmídia para a Infância – Série Animação+Game), da franquia transmídia “Bella pelo Mundo”, ganhadora do prêmio SAV - Edital 06/2018 (Jogos Eletrônicos), da série “Beliche Voador”, ganhador do prêmio SAV - Edital 10/2018 (Desenvolvimento de Projetos 200 anos da Independência do Brasil), além do aplicativo "Truth&Tales", de estórias interativas voltadas para o desenvolvimento cognitivo de crianças.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111/99753-7583/999021627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/

 

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard