14/02/2025 11h29

Secult e Espírito Santo FM firmam parceria na nova programação da rádio

A Rádio Espírito Santo 89.1 migrou para a frequência de transmissão da FM oferecendo mais qualidade de som para os ouvintes e vai estrear novas atrações ao longo de 2025. Em duas recém-parcerias com a Secretaria da Cultura (Secult), a poesia estará presente na programação em séries inteiramente dedicadas ao gênero: o quadro “Crônicas de Carmélia”, dedicado à escritora capixaba Carmélia Maria de Souza (1936-1974), que estreou recentemente, e o programa “Vai, poema!’, que estreia na próxima segunda-feira (17). 

Confira a rádio https://www.fundacaocarmelia.com.br/ao-vivo-radio-espirito-santo-891-fm/.

A atração ‘Vai, poema!’, que estreia na Espírito Santo FM na segunda-feira (17), vai intercalar a programação da rádio com poesias declamadas por seus autores, abrindo espaço para a produção poética capixaba. A exibição do programa será realizada por meio de uma parceria com Rádio MEC do Rio de Janeiro, onde o projeto é exibido desde 2020, quando foi idealizado pelos poetas Amora Pêra e Pedro Rocha. A Rádio MEC é integrante da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

O quadro foi criado no formato de interprograma (atração curta entre a programação) e propõe aos ouvintes uma pausa para percepção da dimensão poética da palavra. A iniciativa vai promover a produção de poetas de todas as idades, raças, gêneros e classes sociais, com ou sem livros publicados, reconhecidos ou não pelo circuito literário ou editorial, por meio de gravações nos estúdios e da consequente formação de ouvintes.

Um exemplo de participantes já teve início nessa terça-feira (11), quando 12 jovens talentos do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) da região da Grande São Pedro visitaram a Rádio Espírito Santo para gravar suas composições, que, a partir da próxima segunda-feira (17), vão navegar nas ondas da 89.1 FM. Eles também visitaram o estúdio da TVE e participaram ao vivo do programa TVE Revista. A realização é uma parceria entre a emissora e as secretarias da Cultura (Secult) e de Direitos Humanos (SEDH). Em março, será a vez dos participantes do CRJ de Itararé desembarcarem no estúdio para a gravação de poesias.

Já no ar, o quadro “Crônicas de Carmélia”, personalidades capixabas ligadas à arte e à cultura vão falar sobre a escritora Carmélia Maria de Souza, tendo as veiculações em intervalos regulares da emissora pública capixaba. Cada inserção, sem horário fixo, terá duração média de 5 minutos.

Os amigos de Carmélia vão ler no ar algumas das produções da cronista e falar sobre ela e sua obra, como a escritora Bernadette Lyra, os jornalistas Rubinho Gomes e Sandra Medeiros, o historiador Fernando Achiamé, o radialista Oswaldo Oleari, o produtor cultural Rogério Coimbra e o músico Afonso Abreu, que leem trechos de crônicas e relembram a autora. Além da leitura das crônicas, dividida em blocos, os convidados vão abordar a vida e a obra da autora. Até o final deste ano, cerca de 40 textos deverão ir ao ar, todos tirados do livro póstumo “Vento Sul”, publicado em 2002.  O lançamento do interprograma é realizado graças a uma parceria entre a Espírito Santo FM e a Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), que, nessa quinta-feira (13), passou a disponibilizar arquivos digitalizados na Midiateca Capixaba, com documentos como manuscritos, cartas, crônicas datilografadas, bilhetes, comandas de bar e cartas de amor escritas pela “cronista do povo”, como a autora era muitas vezes chamada.

Carmélia Maria de Souza nasceu no município de Rio Novo do Sul em 1936 e morreu em 1974, aos 38 anos, vítima de uma embolia pulmonar. Entre os anos 50 e 60, escreveu nos jornais A Tribuna, A Gazeta, O Debate, Jornal da Cidade, Sete Dias, O Diário e Vida Capixaba, e ainda atuou no Museu Solar Monjardim.

Migração para a FM

No dia 27 de setembro de 2023, houve a migração de modulação da Rádio Espírito Santo para o espectro FM. Depois de 83 anos em 1160 AM, a emissora passou a operar na frequência modulada 89.1 Megahertz.

A mudança fortalece a ampliação da presença da Rádio Espírito Santo na Região Metropolitana da Grande Vitória, garantindo assim o acesso dos capixabas aos conteúdos produzidos em alta qualidade e seguindo com o objetivo de levar a melhor programação de música, esporte e notícia, sendo a eterna “Companheira de Todas as Horas” de seu público.

Outros novos programas que estão em criação serão veiculados principalmente nos horários noturnos e aos finais de semana. As atrações já consolidadas na grade da emissora ao longo do dia ficarão ainda melhores, mais dinâmicas e mais interativas com o ouvinte.  

Ouça a Espírito Santo FM 89.1 e peça a sua música: https://www.fundacaocarmelia.com.br/ao-vivo-radio-espirito-santo-891-fm/

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard