29/08/2019 15h18 - Atualizado em 23/09/2019 17h10

Secult apresenta ciclo ‘Imersões da Cultura’ para discutir economia criativa

Ação que será realizada em setembro e outubro pretende reunir entidades e demais fazedores de cultura do Estado.

 Com o objetivo de promover o fortalecimento da economia criativa no Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) apresentou a série de encontros Imersões da Cultura em evento realizado nessa quarta-feira (28), no Sebrae.Lab, na Enseada do Suá, Vitória. Estiveram presentes representantes convidados de entidades do setor do audiovisual, música, games, design e do distrito criativo e representantes de instituições de ensino e pesquisa.

Inscreva-se AQUI

 Promovido pela Gerência de Economia Criativa (Gecria) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a ação que vai acontecer nos meses de setembro e outubro, pretende discutir oportunidades e estratégias de desenvolvimento do setor no Espírito Santo por meio de atividades e a construção coletiva de ideias.

 O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, abriu o evento destacando que as Imersões da Cultura fazem parte do Programa ES+CRIATIVO, pauta estratégica do Governo do Estado que organiza em seu planejamento múltiplas ações para o desenvolvimento da Economia Criativa, envolvendo Governo, entidades, setor produtivo, acadêmica e sociedade civil.

 “O setor da economia criativa é uma potência que está ligada a construção de um futuro mais justo e inclusivo, balizados na inovação, diversidade e no desenvolvimento dos territórios do Espírito Santo. Ela representa uma porcentagem expressiva de 4,8% no PIB do Estado. É importante ressaltar que Espírito Santo possui um grande potencial devido a sua diversidade cultural e no talento dos produtores culturais”, enfatizou Fabricio Noronha.

 De acordo com a gerente de Economia Criativa (Gecria) da Secult, Lorena Louzada, “É importante a articulação entre as entidades. As Imersões da Cultura vão contribuir para a melhoria do ecossistema da economia criativa, levantando demandas para capacitação, fomento, inovação, equipamentos culturais, difusão, memória, preservação e pesquisa. A ideia é possibilitar que o Estado seja referência nessa área”, disse.

 Segundo a representante do Distrito Criativo de Vitória, a estilista Stael Magesck, "o evento irá impulsionar inovas ideias para variados segmentos ampliando os horizontes de todo um cenário de quem produz arte no Estado. Temos que lembrar que o artista é um empreendedor”, destacou.

 Para a professora e empreendora Juliana Colli, o projeto irá adicionar conhecimento e por isso é fundamental que os empreendedores estejam alinhados na elaboração de ideias para o crescimento da economia criativa.

 “Fiquei muito feliz de ver várias lideranças juntas para discutir intersecções entre os setores. A economia criativa é um desafio, pois precisamos articular áreas, pessoas e processos muitas vezes bem diferentes. Já não dá mais para cada um cuidar da sua caixa. É preciso cuidar do seu e colaborar com a construção do todo”, enfatiza.

 Como participar

 Os eventos, que acontecem sempre das 08h30 às 17h30, têm como público-alvo os profissionais atuantes nos setores da economia criativa. Serão ofertadas apenas 50 vagas por encontro e as inscrições devem ser realizadas previamente clicando AQUI

Os eventos serão realizados no SEBRAE.LAB, Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170, Enseada do Suá, Vitória, exceto do evento no dia 14 de setembro (Distrito Criativo) que será realizado na sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, Rua Sete de Setembro, 414, Centro de Vitória.

Mais informações pelo email: celia.perin@es.sebrae.com.br ou pelo telefone: 3041. 5521 (Célia Perin)

Confira as primeiras datas do calendário dos encontros:

 03/09 (terça-feira) - Artes Visuais e Plásticas: produção de objetos artísticos, pinturas, desenhos, fotografias

10/09 (terça-feira) - Games: desenvolvimentos de jogos, gamificação, e-sport;

13/09 (sexta-feira) - Design: produtos e conteúdos gráficos e multimídia;

14/09 (sábado) - Distrito Criativo, Centro de Vitória.

20/09 (sexta-feira) - Redes de Espaços Culturais

26/09 (quinta-feira) - Música: gravação, edição, criação e interpretação musical;

 Pesquisa ES+CRIATIVO

 A Secult gostaria de saber suas percepções e impressões sobre o ecossistema da Economia Criativa no Espírito Santo. O seu objetivo é ter mais informações que auxiliem a formulação de políticas públicas focadas no setor. Segue link da pesquisa aqui

 Texto: Danilo Ferraz

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard