14/12/2021 14h54

Sarau agita fim de semana em Vila Velha

O rapper paulista Crônica Mendes é uma das atrações, com participação de Jefinho Faraó, MC Adikto e outros.

Rap, funk, poesia, graffiti e break dance estão entre as atrações do Sarau Mandela, evento cultural que acontece na recém-inaugurada Estação Cidadania, no bairro Ilha das Flores, em Vila Velha. A atividade vai acontecer neste sábado (18), a partir das 15 horas, com entrada gratuita. O evento conta recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e apoio da Secretaria da Cultura (Secult).

Com destaque para a cultura de periferia, o sarau vai reunir nomes consagrados da cena artística capixaba, como o funkeiro Jefinho Faraó, o MC Adikto, o grupo Conteúdo Paralelo, além do artista paulista Crônica Mendes, ex-integrante do A Família, um dos grandes grupos do rap nacional. Ainda participam o DJ Jone BL, a grafiteira Musca, que fará pintura ao vivo, o grupo de dança Vila Velha Força Break e artistas locais.

"É uma maneira de tentar unir a quebrada, a periferia, em torno de artistas que podem inspirar jovens e fazer com que pessoas da região também queiram fazer cultura, fomentando novos talentos a partir deste espaço que é a Estação Cidadania", disse Glauber Lopes, do coletivo Vitória Pra Nóis, criador do sarau. Ele destacou também que o espaço é público e tem infraestrutura de qualidade, com palco, cadeiras e qualidade de som e iluminação.

A Estação Cidadania, inaugurada recentemente, é um equipamento integrado pensado em nível federal e voltado às ações e programas para promoção da cidadania, que vão desde a assistência social até as atividades culturais. Sua gestão é feita pela Prefeitura de Vila Velha (PMVV), contando também com um Grupo Gestor, constituído por integrantes da comunidade local.

Além de fazer referência ao líder sul-africano Nelson Mandela (1918-2013), que virou um ícone mundial na luta contra o racismo e o apartheid, o nome do sarau também dialoga com as festas populares nas periferias capixabas. "É um tipo de baile organizado pelas próprias pessoas das comunidades, sobretudo a juventude, que tem sido marginalizado e reprimido. A ideia é fazer com que as pessoas que vão ao mandela possam também ir ao teatro e curtir o lazer numa boa", explicou Glauber Lopes.

Serviço:

Sarau Mandela

Data: 18 de dezembro de 2021 (sábado)

Horário: a partir das 15 horas

Onde: Rua Paulo Portela, 16, anexo ao CRAS de Ilha das Flores

Mais informações: Instagram Vitória Pra Nóis: https://www.instagram.com/vitoriapranois/

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627