19/03/2025 15h24 - Atualizado em 20/03/2025 15h37

Sara Lovatti oferece cardápio de crônicas, contos e cartas em novo livro

Em seu terceiro livro, intitulado “Cardápio”, a escritora Sara Lovatti traz a mulher contemporânea para o centro de uma narrativa que perpassa diferentes gêneros textuais, incluindo crônicas, contos e cartas. O lançamento será no dia 05 de abril, às 18h, na Casa de Bamba, em Vitória, em um evento que reunirá leitura de textos, roda de conversa, sessão de autógrafos com a autora e discotecagem em vinil com o DJ Renan Lubanco.

O livro “Cardápio” conta com distribuição da Editora Cousa e traz 19 textos que se entrelaçam por meio do olhar da mulher sobre a vida e o cotidiano, com foco em suas relações afetivas, a vida familiar, a amizade e os desenlaces amorosos.

 

Segundo a autora, o trabalho atual recupera temas abordados por ela em seus livros anteriores, “Desconverso” (CachoeiroCult, 2016) e “Estilhaço” (Pedregulho, 2021). “São temas que agora aparecem de maneira mais nítida, como a liberdade intelectual, a desigualdade de gênero, o contato com as novas tecnologias e as relações humanas a partir dos absurdos cotidianos que beiram a ficção”, observa Sara.

 

“O fio condutor é, sem dúvida, a presença da voz da mulher que interliga os textos e, independente do enredo individual de cada conto, vocifera pela liberdade de inscrever-se no mundo real ou no mundo da ficção, com liberdade”, acrescenta a autora.

 

Feminismo

Esta é a primeira incursão de Sara Lovatti no campo da prosa. Nos trabalhos anteriores, ela transitou pela poesia, gênero que abraçou desde a adolescência. No entanto, a autora evita rotular sua escrita, acreditando que, assim, pode contrapor o feminismo presente em sua obra à estigmatização dos gêneros literários. “O feminismo é um tema explorado nos contos, já que, ao questionar o modelo literário, os textos também refutam o sistema patriarcal que invade, constantemente, os moldes e o mundo literário”, comenta a escritora.

No prefácio do livro, a professora e pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Maria Amélia Dalvi, assinala que “Cardápio” inscreve o nome de Sara Lovatti na literatura contemporânea produzida por mulheres no Brasil e, particularmente, no Espírito Santo. De fato, a escritora capixaba tem como referências autoras de diferentes nacionalidades que brilham no universo poético. “Ana Cristina Cesar, Bruna Beber, Annita Costa Malufe, Stela do Patrocínio, Marília Floôr-kosby, Susana Thénon, Alejandra Pizarnik e Anahí Mallol são algumas mulheres da poesia contemporânea que me inspiram”, conta ela.

 

Oficina

Sara, inclusive, utiliza poemas dessas autoras nas oficinas de literatura que desenvolve como professora de Espanhol, no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). No próximo dia 24 de março, ela vai realizar a oficina “Como e pra que escrever um livro”, das 18h30 às 20h, no Auditório da Eletrotécnica, no Ifes de Vitória, destinada aos alunos do Proeja – Educação de Jovens e Adultos e aberta aos demais estudantes da instituição.

 A atividade será dividida em duas partes: na primeira, a autora vai expor o conteúdo dos seus livros e apresentar os contextos editoriais em que foram produzidos; em seguida, os alunos produzirão um “fanzine”, como são chamadas as publicações independentes, produzidas de forma artesanal, estruturando nele os assuntos que poderiam elencar seu próprio projeto de livro. Durante a oficina, a escritora fará a leitura de fragmentos de “Cardápio”, além de sorteio de exemplares.

 

Para Sara, a junção da vida acadêmica com a prática textual proporciona a ela a ampliação do repertório literário. “Elaborar técnicas para a expressão da palavra é uma das minhas predileções. Nelas, o absurdo, o fantástico e o poético se nutrem e se retroalimentam. Não é sem motivo que Bernadette Lyra, Camila Sosa Villada, Julio Cortázar e Jorge Luis Borges me levam a lugares interessantes na minha percepção como leitora e como escritora”, afirma.

 

Projeto selecionado pelo Edital Nº 11/2023 – Produção e Difusão de Obras Literárias no Espírito Santo do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

 

SOBRE SARA LOVATTI: Graduada em Letras – Português/Espanhol pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Sara Lovatti possui Mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde, atualmente, é doutoranda. A autora pesquisa a poesia de mulheres latino-americanas a partir de uma perspectiva decolonial. Além disso, é professora de espanhol no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), vinculada à Coordenadoria do Proeja – Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Sara Lovatti é autora de três livros: “Desconverso” (CachoeiroCult, 2016), & ldquo;Estilhaço” (Pedregulho, 2021) e “Cardápio” (Cousa, 2025).

Serviço:

Lançamento do livro de contos de Sara Lovatti

Com leitura de textos, roda de conversa, sessão de autógrafos com a autora e discotecagem em vinil com o DJ Renan Lubanco

Data: 05 de abril (sábado)

Horário: 18h

Onde: Casa de Bamba, Rua Gama Rosa, 154, Centro, Vitória

Editora: Cousa

156 páginas

Preço do exemplar: R$ 40,00

  • Após o lançamento, a partir das 20h, haverá show de samba com Lara Carpenedo (vocal), Fábio do Carmo (violão 7 cordas) e Eric Carvalho (bateria)
  • Couvert artístico: R$ 10,00

 

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard