23/02/2022 09h11

São Pedro do Itabapoana celebra 35 anos de seu tombamento histórico

Tombado pela Resolução CEC N º 02/1987, o distrito preserva em seu traçado a característica de uma vila que se desenvolveu organicamente.

Nesta quarta-feira (23), o Sítio Histórico de São Pedro de Itabapoana, distrito de Mimoso do Sul, comemora 35 anos do tombamento de seu conjunto arquitetônico. Tombado por meio da Resolução CEC N º 02/1987, o distrito de São Pedro do Itabapoana preserva em seu traçado a característica de uma vila que se desenvolveu organicamente, pautada pelas condições naturais – o pequeno regato, a vegetação circundante, e as colinas, cujas curvas de nível a ocupação se adapta, e suas ruas com calçamento central em pedras “pé de moleque”.

Em termos de conjunto construído, o sítio histórico destaca-se por uma arquitetura que, embora não edificada em período colonial, guarda semelhanças com as construções daquele período em Minas Gerais e Rio de Janeiro. Trata-se de um influxo dos produtores rurais emigrados desses dois estados, que ali se estabeleceram.

História

Distante 23 quilômetros da sede do município de Mimoso do Sul, encontra-se aproximadamente a 460 metros de altitude e tem uma população urbana estimada em mil habitantes. O distrito de São Pedro de Itabapoana deve sua criação ao decreto provincial no ano de 1863 e teve seu território desmembrado de Cachoeiro de Itapemirim, em 1887, quando se tornou o segundo município mais populoso do Estado até o final da década de 1920, perdendo apenas para Alegre.

A região foi colonizada por fazendeiros mineiros e fluminenses, descendentes de portugueses, que enriquecidos pela cultura cafeeira, promoveram um desenvolvimento político, econômico e social intenso. Na região, havia um forte embate de ideias e posições políticas que acabou por originar em sua estrutura uma forma de organização social que permitiu que em torno das estações das estradas de ferro localizadas em alguns de seus distritos, surgissem lideranças políticas fortes, em oposição às lideranças presentes na sede, fato que propiciou o seu fim enquanto sede do município, em 1930, com a ascensão política do distrito de Mimoso do Sul.

Tornou-se Sítio Histórico em 1987 quando o Conselho Estadual de Cultura realizou o tombamento de 41 imóveis residenciais, além dos prédios da cadeia, da igreja e o calçamento central em pedras pé de moleque, a maioria deles datada do século XIX.

Fontes: Secult, https://saopedrodoitabapoana.com.br/  e http://www.portalmimoso.com.br/

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br