11/03/2022 18h21 - Atualizado em 11/03/2022 18h22

Rodada de Negócios capacita e mobiliza setor musical capixaba na Festa da Criatividade

Artistas e empreendedores puderam apresentar projetos para produtores dos festivais mais inovadores do Brasil.

Com o objetivo de compartilhar informações e propor soluções que ajudem a solucionar desafios ligados ao setor musical, foi realizada, nesta sexta-feira (11), dentro da Festa da Criatividade, a Rodada de Negócios do Setor da Música. No formato de pitch, (uma breve apresentação de até 4 minutos), diversos artistas, produtores e empreendedores capixabas puderam apresentar o que estão produzindo e os projetos que estão envolvidos para produtores dos festivais mais inovadores do Brasil.

O evento teve a participação da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin). De acordo com um dos coordenadores da Gerência de Economia Criativa (Gecria), Raphael Gaspar Tebaldi, a Rodada de Negócios foi criada para fomentar o setor musical no Espírito Santo.

"O encontro veio para ampliar a rede de contatos, o setor de eventos e festivais, abrindo o mercado e capacitando os empreendedores e toda produção. O encontro foi dividido em dois públicos: na ‘Rodada de Negócios’, para os músicos já consolidados na estrada que se inscreveram diretamente no evento, e, na ‘Preparação de Projetos Musicais para Pitch’, para quem está começando e se inscreveu no projeto ‘Cultura em toda’ e queria conhecer mais sobre o mercado, ao receber as informações necessárias pelo músico Amaro Lima", informou Raphael Gaspar.

Gestão de carreira, captação de patrocínios, produção, distribuição e divulgação estavam entre os assuntos que foram respondidos por diversos profissionais do setor. Para o produtor cultural e um dos realizadores do Festival de Vitória, Guilherme Rebêlo, o evento simboliza a atualidade do mercado e a geração de oportunidades para estes mesmos projetos.

“Foi um momento incrível para conhecer projetos e possibilidades de inúmeros músicos capixabas. Entramos em contato com diversos artistas e bandas de diversos locais no Espírito Santo, que não conhecíamos. Esse tipo de pitch, apesar de ser muito rápido, é interessante para ter o contato inicial, além de outros tipos de network que não teríamos se não fosse dessa forma. Foi um espaço produtivo pelas muitas trocas e só temos de agradecer”, enfatizou Rebêlo.

Para o compositor e vocalista da banda Herança Negra, Jon Santos, a rodada de negócios é um encontro que promove intercâmbio e aprimora conhecimentos. “Por mais que tenhamos um tempo de estrada, agora é um momento muito novo. Com a experiência que a gente tem, conseguimos enxergar uma grande oportunidade de ter contato com pessoas que têm muita qualidade e batalham para o desenvolvimento da cultura no Brasil inteiro. Estamos gostando da gestão atual da Secult, que enxerga a cultura de base e deixa raízes para a continuidade. Como a banda tem 23 anos, conseguimos reconhecer um trabalho sério e concreto que a Secult apresenta”, destacou Jon Santos.

Para a cantora, compositora e produtora cultural Lou Fonseca, o evento é válido para todos os tipos de experiências no segmento. “Para mim, que estou começando, o evento está sendo muito esclarecedor em muitos aspectos sobre as pessoas meio musical. Uma coisa que tira as nossas dúvidas sobre o cenário é que em um encontro desse, no sentido das outras pessoas no coletivo, consegue mostrar outras visões e soluções para qualquer problemática que nós temos", comentou a artista.

Com mediação de uma das coordenadoras da Gerência de Economia Criativa (Gecria), Rute Santos, o Pitch contou os seguintes convidados: Ivan Ferraro (Músico e produtor cultural); Ana Morena Tavares (Combo Cultural Dosol); Sara Loiola  (Festival Yalodê); Ana Garcia (Coquetel Molotov); Paulo Zé Barcelos (Morrostock RS); Vince Athayde  (Commons e Zona Mundi); Felipe Altenfelder (Midia Ninja); Ivanna Tolotti (Jornalista, musicista e produtora cultural); Estrela Leminski e Téo Ruiz  (Escritores e músicos); Daniel Morelo ( Formemus); Gabriel Rebêlo e Larissa Delbone (Festival de Vitória).

Festa da Criatividade

Convidados locais, nacionais e internacionais compõem a programação da 3ª edição da Festa da Criatividade, que é realizada pela Secult, com a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), que definiu a Economia Criativa como uma de suas prioridades. O evento está acontecendo de forma híbrida, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), na Enseada do Suá, em Vitória.

Confira a transmissão ao vivo pelo canal da Secult no YouTube. Assista AQUI

O evento faz parte do Projeto Hub Criativo, coordenado pela Gerência de Economia Criativa (Gecria), da Secretaria da Cultura, e está inserido dentro do ES+CRIATIVO, um programa estadual de desenvolvimento da economia criativa no Espírito Santo, incorporado ao Plano Plurianual do Governo do Estado, elaborado em 2019.

A programação conta com rodadas de negócios, debates e seminário internacional. Entre os temas discutidos estão o estado de emergência cultural, os horizontes de retomada da cultura, além da criatividade, liberdade, enraizamento e transcendência da cultura, abordando o fortalecimento da ancestralidade e da diversidade cultural para estimular a criatividade.

Informações à Imprensa:
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac