11/08/2021 17h43

‘Residência das Plantas’ e promoção do diálogo sobre ‘arte-natureza’ são destaques no MAES

Programação terá início nesta quinta-feira (12), com projeção de imagens da Mata Atlântica capixaba na fachada do Museu, no Centro de Vitória.

Uma imersão criativa em arte e natureza. Assim é a “Residência das Plantas”, um projeto criado com o objetivo de fazer a construção coletiva de um espaço-tempo para experimentações, trocas e aprendizagem. O projeto inclui a produção de um site, de um vídeo, material educativo e um catálogo, além da projeção de imagens. O “Residência das Plantas” será apresentado ao público nesta quinta-feira (12), às 18 horas, com projeção de imagens na fachada do Museu de Artes do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES). A ação foi selecionada pelo Edital de Artes Integradas, da Secretaria da Cultura (Secult), via Lei Aldir Blanc.

 Considerado um projeto-piloto de arte-educação, a iniciativa é resultado de seis meses de intenso trabalho, incluindo duas imersões, sendo uma delas de 15 dias, em meio à Mata Atlântica da região do Caparaó, além de pesquisas e debates. A Residência foi realizada pela designer e educadora Juliana Colli e por um grupo de artistas de diversas cidades do Brasil. Ao final de toda as experiências, o grupo criou quatro produtos (site, vídeo, material educativo e catálogo), que serão apresentados nestas quinta-feira (12) e sexta-feira (13).

 Projeção

 A programação terá início nesta quinta-feira (12), às 18 horas, com uma projeção de imagens da Mata Atlântica, produzidas pelo grupo da Serra do Caparaó, na fachada do Museu de Artes do Espírito Santo. A proposta é promover um diálogo sobre o tema arte-natureza com a instituição. Além da projeção, a agenda contará ainda com bate-papos públicos, nestas quinta-feira (12) e sexta-feira (13), a partir das 19 horas, entre os idealizadores da Residência e artistas convidados, incluindo Uyra e Charlene Bicalho (uma a cada dia), com transmissão virtual, ao vivo, pelo canal da Secult no YouTube.

 Imersões

As integrantes da banda capixaba Suindara (@suindaraoficial) Aline Maria, Laissa Gamarro e Relva Rodrigues foram anfitriãs e convidadas da residência artística. Um dos produtos gerados por Juliana Colli e o grupo que ela integra traz, inclusive, músicas inéditas e autorais da banda. Moradoras da região da Serra do Caparaó, as artistas da Suindara estão gravando o primeiro EP. Elas trabalham canções com elementos, como ancestralidade e xamanismo. As músicas relembram o passado, consagram o presente e zelam pelo futuro da humanidade em comunhão com a natureza e toda a diversidade.

 A produção do projeto contou com duas imersões. A primeira, no início deste ano, na Serra do Caparaó. Durante 20 dias, um grupo de dez artistas de várias partes do País participou de uma residência artística, em meio à mata, com acompanhamento e suporte de cinco artistas e moradores da região. No local, produziram arte, tendo a natureza como inspiração. A segunda imersão, em formato digital e com cada participante em casa, contou com debates, amadurecimento e refinamento dos processos criativos.

 “Nossa proposta tem cunho educativo. Queremos estimular as pessoas a pensarem sobre as questões de sustentabilidade do planeta, sob o viés da arte e ainda reforçar a construção da coletividade”, explicou Juliana Colli. A designer acrescentou que a “Residência das Plantas” vem sendo construída há algum tempo, a partir de pesquisas e interesses convergentes com dois amigos artistas: Camila Torres e Luís Filipe Porto. “Os recursos da Aldir Blanc estão nos possibilitando colocar em prática um monte de vontades, além, é claro, de poder sistematizar essa pesquisa”, explicou.

Serviço:

Projeto “Residência das Plantas”

 Dia 12 de agosto (quinta-feira)

 18 horas: projeção de imagens feitas na Mata Atlântica (Caparaó) na fachada do MAES, propondo um diálogo sobre o tema arte-natureza com a instituição (evento presencial, sem transmissão ao vivo).

 Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES)

Avenida Jerônimo Monteiro, 557, Centro, Vitória.

Telefone para informações (27) 3132-8393.

 19 horas: bate-papo público entre os idealizadores da Residência e o Museu, com a participação da convidada Uyra (transmissão virtual, ao vivo, pelo canal da Secult no YouTube).

 

Dia 13 de agosto (sexta-feira)

19 horas: bate-papo público entre os idealizadores da Residência e a artista convidada Charlene Bicalho (transmissão virtual, ao vivo, canal da Secult no YouTube)

Ficha técnica:

Realização: OPARQUE

Produção Executiva: Roberta Taufner

Idealização: Camila Torres, Juliana Colli, Luís Filipe Porto

Curadoria: Juliana Colli

Site: https://dasplantas.com/ 

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VwUoHdSW-wE

Mais informações:

Juliana Colli – designer educadora (27) 99974-7189
julianacolli@oparque.com.br

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111/99753-7583/99902-1627
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard