Residência Artística ‘Floresta’ promove intercâmbio e reflexão sobre ancestralidade em São Mateus

Entre os dias 13 e 17 de outubro, o Ponto de Cultura Belas Artes Projetos Culturais, em São Mateus, recebe a Residência Artística ‘Floresta – entre raízes, galhos e ventos’, com atividades diárias das 18h às 21h. A iniciativa propõe um espaço de criação, escuta e experimentação em dança contemporânea, voltado especialmente para intérpretes de ascendência afro-indígena, mulheres, pessoas gordas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e moradores de territórios em situação de vulnerabilidade social.
O projeto é realizado por meio do Edital n° 01/2025 – Seleção de Propostas para Custeio de Despesas com Locomoção para Circulação e Intercâmbio de Profissionais do Setor Cultural do Espírito Santo, com apoio da Secretaria da Cultura (Secult), e conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).
Com o tema ‘Floresta – entre raízes, galhos e ventos’, a residência propõe um mergulho poético nas relações entre corpo, tempo e natureza. Ao longo de seis dias, os participantes são convidados a investigar gestos, danças e memórias inspiradas nas árvores e nas tecnologias ancestrais de resistência e partilha.
O projeto busca reconectar corpo e ancestralidade, promovendo trocas entre artistas e comunidades locais em um processo coletivo de aprendizado e criação. As atividades serão conduzidas pelos facilitadores Thiago Cohen e João Rafael Neto, artistas da dança com trajetórias marcadas pela pesquisa em corpo, poética e performance. A mostra de resultados da residência acontece no dia 18 de outubro, às 19h, também no Ponto de Cultura Belas Artes Projetos Culturais.
Sobre os facilitadores
Thiago Cohen é artista da dança formado pela Escola Técnica de Artes (SP) e graduando em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui uma trajetória marcada por residências artísticas no Brasil e no exterior, e por criações que integram dança, poesia e dramaturgia. É curador convidado da Mostra Baiana de Dança Contemporânea do Festival Internacional Vivadança.
João Rafael Neto é bailarino, coreógrafo, fotógrafo e videomaker. Atuou em companhias e festivais nacionais e internacionais, desenvolvendo pesquisas sobre corpo, memória e território. Sua trajetória inclui parcerias com artistas como Marcelo Evelin, Luiz de Abreu e Jorge Alencar.
Acesso e informações
Todas as atividades da Residência Artística ‘Floresta’ são gratuitas e abertas ao público. O projeto conta com medidas de acessibilidade, incluindo Libras e audiodescrição.
A programação completa pode ser acompanhada no perfil oficial do projeto no Instagram: @belasartessm.
Serviços:
Residência Artística: Floresta – entre raízes, galhos e ventos
Data: 13 a 17 de outubro
Horário: 18h às 21h
Local: Ponto de Cultura Belas Artes Projetos Culturais – Av. Cricaré, 1719 - Boa Vista, São Mateus
Classificação Livre
Entrada gratuita
Mostra de resultados
Data: 18 de outubro
Horário: 19h
Local: Ponto de Cultura Belas Artes Projetos Culturais – Av. Cricaré, 1719 - Boa Vista, São Mateus
Classificação Livre
Entrada gratuita
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
(27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br