24/04/2023 17h31

Representantes de 29 municípios participam de encontro com gestores públicos da cultura

Mais de 120 gestores públicos da cultura, representando 29 municípios capixabas, estiveram presentes no encontro promovido pela Secretaria da Cultura (Secult) nesta segunda-feira (24), na Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória.

O evento aconteceu das 10h às 17h e contou com a presença de representantes do Ministério da Cultura (MinC): a secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins, e o diretor de Articulação e Governança, Pedro Vasconcellos.

O encontro foi dividido em duas partes. Durante a manhã, houve uma apresentação da Lei Paulo Gustavo, enfocando sobretudo os benefícios e as oportunidades decorrentes do repasse dos recursos por meio desse mecanismo de fomento à cultura.

Para o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, o encontro teve “um sabor especial” pelo fato de o Ministério da Cultura (MinC) não apenas ter sido reestruturado, mas também por ter representantes seus presentes no encontro estadual, participando desse processo de construção.

“Não é um encontro protocolar, e sim uma roda de conversa. Temos um desafio muito grande, com a chegada desse recurso, por meio da Lei Paulo Gustavo. É importante que possamos caminhar juntos, na construção de um planejamento integrado, com participação dos gestores, assim como fizemos com a Lei Aldir Blanc”, ressaltou Fabricio Noronha.

Roberta Martins, do MinC, chamou a atenção para a realidade de muitos municípios pequenos, com poucos habitantes, que enfrentam dificuldades muito específicas. “São mais de 60% de municípios brasileiros com menos de 20 mil habitantes. É fundamental que possamos conhecer e compreender esse Brasil em toda sua complexidade e diversidade, a fim de alcançar mais unidade em nossas políticas públicas”, afirmou.

O diretor de Articulação e Governança do MinC, Pedro Vasconcellos, acrescentou que o objetivo é fazer com que a Lei Paulo Gustavo ajude a fortalecer o Sistema Nacional de Cultura (SNC), o que envolve mais compromissos dos estados e municípios. “O ministério está à disposição para auxiliar e apoiar os estados e municípios nesse processo de implementação.”

Ao todo, os recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo para o Espírito Santo somam R$ 75 milhões – sendo R$ 40 milhões destinados em repasse direto ao Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e R$ 35 milhões distribuídos entre os municípios. Essa divisão decorre de um mecanismo que calcula a população de cada local ante o fundo de participação dos estados e municípios. Desse valor, aproximadamente 75% serão direcionados ao setor audiovisual e 25% para os demais segmentos culturais.

O encontro contou ainda com participação da subsecretária de Estado de Políticas Culturais, Carolina Ruas Palomares; da subsecretária de Estado de Fomento e Incentivo à Cultura, Maria Thereza Bosi; do subsecretário de Estado de Gestão Administrativa, Bruno Zagoto; e da presidenta do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Estado do Espírito Santo (Forcult-ES), Renata Weixter.

Também estiveram na pauta do encontro o Mapa Cultural ES, plataforma que, além de cadastrar agentes culturais e artistas no estado, é fundamental para o acesso aos editais e às demais ações da Secult; o Fundo a Fundo da Cultura, programa de coinvestimento que amplia os editais e as ações de fomento em todas as microrregiões; e a 4ª Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada no mês de dezembro, em Brasília (DF).

Marcada para acontecer entre os dias 4 e 8 de dezembro, a Conferência Nacional de Cultura terá o tema “Democracia e Direito à Cultura”. Organizada por meio do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), vai reunir agentes culturais de todo o país para debater as políticas culturais. Nas três edições anteriores, a conferência chegou a ter representantes de 26 estados.

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz  / Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / (27) 99753-7583 / (27) 99902-1627