Refúgio para Expressão Musical e Artística abre inscrições para imersão criativa gratuita
O projeto Refúgio para Expressão Musical e Artística (REMA) anuncia a abertura de seu processo seletivo para uma imersão criativa gratuita. As inscrições, que começam nesta sexta-feira (22), serão realizadas exclusivamente de forma on-line com link a ser divulgado nos canais da iniciativa.
A seleção terá como foco mulheres, pessoas trans e residentes do interior do Estado. O objetivo central do projeto é fomentar a produção musical autoral capixaba, promovendo a diversidade e a inclusão no cenário cultural do Espírito Santo.
Destaques do Projeto
● Programação Detalhada: A imersão terá início no dia 23 de outubro com acolhimento e integração. Nos dias seguintes, a programação se aprofunda em composição musical, produção musical e, por fim, na elaboração de projetos para editais e direitos autorais.
● Acessibilidade e Inclusão: O projeto reserva duas vagas para artistas que moram no interior do estado, garantindo o pagamento de todas as despesas de locomoção. Além disso, o projeto está alinhado com as diretrizes de acessibilidade para garantir a participação de todos.
● Critérios de Participação: Para se inscrever, os artistas devem ser maiores de 18 anos, residir no Espírito Santo, ter carreira na música autoral e ter lançado no máximo uma obra musical (álbum ou EP) nas plataformas digitais.
O evento está previsto para ocorrer entre os dias 23 e 26 de outubro, na pousada Vilazinha, em Vila Velha. Durante os quatro dias, os artistas selecionados participarão de workshops, rodas de conversa e sessões de criação colaborativa, resultando na produção de uma música coletiva que será lançada posteriormente.
A iniciativa foi contemplada com recursos do Edital 013/2024 – Difusão Musical do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).
“O REMA foi concebido como um ambiente seguro e inspirador para a experimentação e a cocriação artística, proporcionando uma pausa da rotina para o desenvolvimento de novas composições e conexões. Queremos criar um verdadeiro refúgio, um espaço onde a criação artística flua livremente, sem barreiras físicas ou comunicacionais”, afirma a gestora do projeto, Yasmin Piovezan.
Um dos pilares do REMA é o compromisso com a acessibilidade integral. O projeto vai incorporar uma série de medidas para garantir a participação plena de pessoas com deficiência (PcD), incluindo a presença de intérprete de Libras em todas as atividades, audiodescrição para os materiais visuais e garantia de acessibilidade física no local. Todo o processo, da inscrição à imersão, foi planejado para ser o mais inclusivo possível.
Inscrições no link: https://forms.gle/
PARA MAIS INFORMAÇÕES:
Anita Ramalhete
Produtora do Projeto REMA
(27) 99251-7193
E-mail: projeto.rema.contato@gmail.com
Instagram: @rema.artista
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br