13/08/2024 16h26

Projeto PRIDE.ART abre inscrições para artistas LGBTQIAPN+ de todo Brasil

O PRIDE.ART, projeto que tem como objetivo a produção e curadoria de uma exposição urbana de artes integradas, focando na promoção e representatividade de artistas LGBTQIAP+ no interior do Espírito Santo, abriu inscrições para a mostra com o tema “Ser LGBTQIAPN+ no Brasil”. Serão 50 vagas destinadas a artistas de todo o Brasil e a inscrição vai até o dia 13 outubro no site www.prideart.online, onde também está disponível o regulamento completo.

A proposta visa à criação de um panorama da arte LGBTQIAPN+ jovem no Brasil, explorando as expressões artísticas de jovens em um contexto político e cultural desafiador. O projeto busca levar essa produção para as ruas, por meio da intervenção urbana lambe-lambe.

A exposição contará com dois formatos: uma exposição de rua, utilizando o formato lambe-lambe, e uma exposição virtual, disponível no site oficial do projeto. As obras instaladas nas ruas terão QR codes que direcionarão o público para o site, onde estará hospedada a exposição virtual, incluindo um catálogo e informações sobre os artistas participantes.

Podem se inscrever no projeto, pessoas de 15 a 30 anos que se identificam como LGBTQIAP+ e que tenham trabalhos em áreas, como fotografia, literatura (poesia e crônica), pintura, ilustração, desenho, videoarte, performance documentada em vídeo ou outras linguagens que possam ser acessadas virtualmente.

O tema das obras submetidas para a seleção será “Ser LGBTQIAPN+ no Brasil”. Serão valorizados processos criativos que abordem a representatividade de pessoas LGBTQIAP+ nos movimentos sociais, políticos e culturais do Brasil contemporâneo.

O projeto abrirá vagas para até 50 artistas brasileiros, distribuídas da seguinte forma:

- 25 vagas para LGBTQIAP+ não residentes no Espírito Santo.
- 11 vagas exclusivas para artistas LGBTQIAP+ negros/pardos.
- 7 vagas exclusivas para artistas LGBTQIAP+ residentes no Espírito Santo.
- 7 vagas exclusivas para artistas LGBTQIAP+ residentes nos bairros com maiores índices de vulnerabilidade social que integram o Programa Estado Presente.

O projeto PRIDE.ART é iniciativa do Coletivo028, com produção e direção artística da fotógrafa e designer gráfica Marília Libardi, de Castelo, e viabilizado com recursos do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), por meio do edital Nº 08/2022 – Seleção de Projetos de Produção de Conteúdos Digitais no Estado do Espírito Santo – Cultura Digital, da Secretaria da Cultura (Secult).

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br