30/06/2017 11h39 - Atualizado em 30/06/2017 13h43

Projeto para restauração da Igreja Matriz de Conceição da Barra é entregue

O projeto de  restauro da Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Conceição da Barra, foi entregue ao pároco da cidade, padre Deucy Correa, na manhã desta quinta-feira (29), durante a missa em comemoração ao Dia de São Pedro, padroeiro do município. A entrega do projeto foi realizada pelo gerente de patrimônio histórico da Secretaria de Estado da Cultura, Rodrigo Zotelli, e pelo secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, e contou com a participação do prefeito da cidade, Francisco Vervloet. Em 2016, a Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Instituto Sincades, contratou a elaboração dos projetos de restauração da Igreja Nossa Senhora da Conceição, imóvel tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em janeiro de 2013.

"Viemos aqui em nome do governador Paulo Hartung e do secretário da Cultura, João Gualberto, entregar o projeto de engenharia. Não há como fazer a obra sem um projeto. Agora, começaremos as conversas para definir como será a execução da obra", declarou o secretário Octaciano.

"A Igreja de Nossa Senhora da Conceição teve origem em uma capela do começo do século XIX. Sua construção remonta ao ano de 1812. Por possuir pia batismal e cemitério, a igreja foi elevada à condição de paróquia em 1831. Sobre sua arquitetura, pode-se dizer que revela traços do período do Brasil colônia, com sugestões de possíveis elementos de estilos vindouros, como o Ecletismo e o Art Nouveau. Diante da Igreja havia um largo que lhe servia de adro, cujo desenvolvimento no decurso do tempo esboçou aquela que hoje é a Praça Prefeito José Luiz da Costa. Sendo assim tão ligadas, Igreja e Praça, seu conjunto arquitetônico circunvizinho foram tombados pelo Conselho Estadual de Cultura por meio da Resolução 002/2013", explicou o secretário da Cultura, João Gualberto.

O pároco Deucy Correa destacou que a igreja é um patrimônio estadual. “A restauração agora é uma realidade, o que deixa toda a cidade muito feliz. A matriz é de importância para paróquia, para o município de Conceição da Barra e para todo o estado, por ter mais de 200 anos”, afirmou. O prefeito Francisco Vervloet destacou a importância da igreja para a cidade e disse que objetivo é iniciar a obra o mais breve possível. “É simbólico receber o projeto na data em que comemoramos o Dia de São Pedro. Nossa igreja matriz tem um valor imenso. Foi construída no início do século XIX e a restauração vai trazer mais conforto para a comunidade que frequenta e visita a matriz”, ressaltou.

Pedro Callegario

pedro.seages@gmail.com (27) 3636-3651 (27) 9 8849-9814