Projeto ‘Palavra Colada’ transforma literatura de escritoras de Vila Velha em lambe-lambes com audiodescrição
O município de Vila Velha vai ganhar novas palavras nas paredes e novas vozes em circulação. O Cine por Elas lança o projeto “Palavra Colada”, que vai selecionar e transformar frases de escritoras locais em lambe-lambes espalhados por espaços culturais da cidade. A iniciativa tem recursos do programa Fundo a Fundo – Editais Municipais, da Secretaria da Cultura (Secult) e foi inscrita no edital Fundo a Fundo, da Prefeitura de Vila Velha.
A proposta do projeto é escolher 20 frases de escritoras de Vila Velha, com até 150 caracteres, para serem impressas e coladas em formato de intervenção urbana. As frases serão selecionadas por uma curadoria que levou em consideração a diversidade, formada por Fabíola Mozine, fundadora do Cine por Elas, ativista e mãe; Suely Bispo, atriz, mestre em Estudos Literários e poeta negra; e Kátia Fialho, mulher de axé, lésbica e branca. Além das 15 frases selecionadas, as curadoras também escolherão outras cinco como forma de homenagear escritoras já consagradas pelo público, reforçando a memória literária local e conectando diferentes gerações de escrita e leitura.
Um dos diferenciais do “Palavra Colada” é o compromisso com a acessibilidade: os lambe-lambes contarão com audiodescrição, ampliando a inclusão e permitindo que mais pessoas acessem e vivenciem a intervenção.
As inscrições foram abertas na última sexta-feira (23) e seguem até 9 de fevereiro, e as frases selecionadas serão divulgadas no dia 14 de fevereiro, no perfil do Cine por Elas e de seus parceiros no Instagram.
Após a seleção e a produção do material, o projeto realizará três ações públicas de colagem e encontro com as autoras:
- 05 de março – Lançamento na sede do Cine por Elas: todas as selecionadas poderão falar sobre sua trajetória e sobre a frase escolhida, além de colar o próprio lambe na parede do espaço;
- 14 de março – Colagem na Casa 155, durante a Feira do Livro;
- 20 de março – Colagem no Centro Cultural Canela Verde (CVCA).
Como parte do processo formativo, integrantes do Cine por Elas também participarão de uma aula sobre audiodescrição com Alberto Contarato.
Segundo Fabíola Mozine, a ideia do projeto é evidenciar a potência literária da cidade: “mostrar que Vila Velha tem muitas escritoras e ampliar a voz e a visibilidade delas”.
O “Palavra Colada” une literatura, intervenção urbana e inclusão para celebrar a escrita de mulheres de Vila Velha, ocupando espaços com palavras que colam na parede e na memória.
O projeto é uma produção do Cine por Elas, com apoio da Casa Cultural 155 e da Canela Verde Cultura e Arte.
SERVIÇO
Projeto: Palavra Colada (Cine por Elas)
Inscrições: 23 de janeiro a 09 de fevereiro.
Divulgação das selecionadas: até 14 de fevereiro no Instagram do Cine por Elas e parceiros Ações / Colagens:
• 05 de março – Lançamento na sede do Cine por Elas
• 14 de março – Casa Cultural 155 (Feira do Livro)
• 20 de março – Canela Verde Cultura e Arte (CVCA)
>>inscrições pelo link: https://forms.gle/7FkFr6yUyY2majiMA
Mais informações com Fabiola Mozine no (27) 99222-4362
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
WhatsApp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br